Parabéns aos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 2023!

Eles foram anunciados no dia 6 de outubro de 2023. Em sua 25ª edição, que acontece em correalização entre a Fundação Victor Civita e o Instituto Somos, os projetos premiados foram selecionados em 3 eixos. Os primeiros colocados de cada eixo e a educadora do ano, Elenjusse Martins da Silva Soares, foram anunciados no dia 25/10, em cerimônia realizada no teatro B32, em São Paulo. Assista aqui um vídeo do compacto sobre a noite de celebração e a fala da educadora sobre a educação.
EIXO SUSTENTABILIDADE
Categoria em que os educadores demonstraram princípios sustentáveis em suas atividades educacionais. Conheça em detalhes os projetos selecionados na reportagem de Nova Escola Prêmio Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Sustentabilidade.

Projeto: Comunidade ativa — jogar, brincar e viver
A professora liderou, junto com seus alunos, um movimento para envolver o poder público na construção de uma pista de skate na cidade, que se transformou em um centro esportivo, repleto de recursos e equipamentos para a prática de esportes, atividade física e lazer. O projeto destacou o protagonismo e o envolvimento dos jovens em questões que impactam diretamente a comunidade. Saiba mais sobre o projeto de Eliana aqui.

Projeto: Do barro ao papel: a natureza como lugar de pertencimento e desenvolvimento.
Com o projeto, a professora buscou criar vivências memoráveis para as crianças promovendo uma visão inclusiva, garantindo que todos participassem respeitando suas características e ritmos. O resultado? Crianças desenvolvendo uma compreensão profunda da importância de respeitar a natureza e incorporando práticas sustentáveis no dia a dia, como a utilização de elementos naturais em atividades de pintura, desenho e colagem. Saiba mais sobre o projeto de Nadine aqui.

Projeto: Ecopuro: purificador sustentável.
Os alunos de Francisco, orientados por ele, construíram purificadores para possibilitar o reuso de águas cinzas. O que torna esse projeto ainda mais especial é que esses purificadores foram feitos com resíduos industriais e materiais baratos e de fácil acesso. Eles podem ser utilizados em ambientes domésticos e têm o potencial de contribuir significativamente para a compreensão e a prática do reuso das águas! Saiba mais sobre o projeto de Francisco aqui.
EIXO DIREITOS HUMANOS
Categoria em que os educadores demostraram os compromissos com a promoção dos direitos humanos e a cidadania em práticas pedagógicas. Conheça em detalhes os projetos selecionados na reportagem de Nova Escola Prêmio Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Direitos Humanos.

Projeto: Motoca na praça: andanças e aventuras de triciclo pela Praça da República e centro de São Paulo
Com seu projeto, a docente incentivou seus alunos a conhecerem com mais profundidade o entorno da sua escola e aproveitar a rica vida cultural de São Paulo. Desenvolvida em uma Escola Municipal de Educação Infantil, a iniciativa promove a integração social, educativa e cultural das crianças de uma a três vezes na semana com atividades presenciais no centro da capital paulista. Saiba mais sobre o projeto de Livia aqui.

Projeto: Mini-história: um olhar poético do cotidiano das crianças com autismo
Priscilla apresenta um trabalho voltado para as crianças com algum tipo de deficiência, sobretudo aquelas com autismo, permitindo que compreendam sua condição de sujeitos e se inseriram com mais facilidade na sociedade. A iniciativa propõe um olhar que percebe que as crianças têm boas histórias a contar a partir de suas vivências. Saiba mais sobre o projeto de Priscilla aqui.

Projeto: Os brinquedos antigos e os dias atuais: refletindo as mudanças a partir do pião de madeira
O projeto se inicia com uma pesquisa junto às famílias e com as primeiras experiências dos estudantes ao tentarem brincar com piões de madeira, que resultaram em frustrações devido à dificuldade de lançá-los. Então, Rodrigo propõe discussões com os estudantes sobre o consumo de brinquedos pelas crianças, utilizando um trecho do filme “Criança, a Alma do Negócio”, para assim conscientizar alunos sobre a possibilidade de se divertir utilizando outros métodos e ferramentas. Saiba mais sobre o projeto de Rodrigo aqui.
EIXO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Categoria em que os educadores demonstraram um notável uso de tecnologia para promover o aprendizado. Conheça em detalhes os projetos selecionados na reportagem de Nova Escola Prêmio Educador Nota 10: conheça os três vencedores da categoria inovação e tecnologia.

Projeto: Projeto Institucional Ler Conecta
Durante o período de pandemia, a escola se transformou em um hospital de campanha. A diretora contou que a escola era vista como um lugar de medo devido à Covid-19, mas o projeto de Elenjusse trouxe esperança. Envolvendo e mobilizando professores, estudantes e famílias no resgate do vínculo de todos com a escola, a equipe se conectou com rodas de leitura virtuais, bibliotecas virtuais, clubes de leitura, sessões de cinema e diários escolares, transformando a educação e aproximando a comunidade escolar. Saiba mais sobre o projeto de Elenjusse aqui.

Projeto: Introspecção poética de Augusto dos Anjos nos EUs do século 21
Elciane mergulhou os estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Médio na rica obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos e os guiou em uma exploração profunda do gênero poético. Leitura, produção de textos poéticos e o estudo de recursos da linguagem poética foram os alicerces dessa experiência, usando a poesia como uma lente para refletir sobre as vivências do período pandêmico e os desafios dos tempos atuais. Saiba mais sobre o projeto de Elciane aqui.

Projeto: O que se faz na Educação Infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena
O projeto propõe uma verdadeira revolução no ensino voltado para os pequeninos.
Além de proporcionar educação de qualidade às crianças, ele também se concentra na capacitação de professores para oferecer educação com intencionalidade pedagógica, destacando o protagonismo infantil. As crianças são vistas como agentes ativos e criativos em seu próprio processo de aprendizado. Saiba mais sobre o projeto de Francieli aqui.