Rodrigo Tetsuo Hirai

O vencedor na mídia
17/10/2023 – Melhor da Noite na Band – Educador Nota 10: conheça Rodrigo Hirai, vencedor do prêmio em 2023
24/10/2023 – Nova Escola – Prêmio Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Direitos Humanos
15/10/2023 – Portal da Prefeitura de Campinas – Prêmio Educador Nota 10 tem professor campineiro entre vencedores
13/10/2023 – Hora Campinas – Professor de Campinas está entre os vencedores do Prêmio Educador Nota 10
14/10/2023 – Jornal da EPTV 2ª Edição – Campinas/Piracicaba – Especial Dia do Professor: profissionais ensinam e inspiram alunos com muita dedicação  

Persistência para brincar com o pião de madeira

A competência socioemocional e a habilidade motora foram ganhos do projeto com brinquedos na Educação Física

Eixo Direitos Humanos
Educador: 
Rodrigo Tetsuo Hirai
Escola: EMEF Maria Luiza Pompeu de Camargo
Campinas, SP
Etapa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 4º ano
Componente curricular: Educação Física
Projeto: Os brinquedos antigos e os dias atuais: refletindo as mudanças a partir do pião de madeira

A pesquisa sobre os principais brinquedos presentes na infância dos seus familiares mais velhos foi ponto de partida para o projeto do professor de Educação Física Rodrigo Tetsuo Hirai. Por não fazer parte da rotina deles dos estudantes de hoje, foi o pião de madeira que mais despertou a atenção deles. Os momentos que tiveram para aprender a brincar com o pião, compará-lo com os brinquedos atuais e o debate após assistirem ao documentário levaram a turma a reflexões importantes. Além de provocar uma leitura crítica do 4º ano sobre a relação brincadeira e consumo, o projeto levou os alunos a se superarem. Até que eles conseguissem lançar, realizar batalhas e arriscar manobras com o pião de madeira, foram necessárias várias aulas e muitas tentativas, isso favoreceu o desenvolvimento de competências socioemocionais ao exigir perseverança e aprendizagem a partir dos erros.

Por que o projeto é inovador?

A sequência didática foi baseada nas reflexões que surgiram a partir das vivências da turma com o pião de madeira, favorecendo que tivessem significado e pertinência para os alunos. Além disso, o projeto trouxe uma contextualização para os desafios que estavam sendo vivenciados nas aulas. 

Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.