Lívia Guimarães Arruda

A vencedora na mídia
19/10/2023 – Melhor da Noite na Band – Motoca na Praça: conheça projeto vencedor do prêmio Educador Nota 10
24/10/2023 – Nova Escola – Prêmio Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Direitos Humanos
19/10/2023 – Site Secretaria Municipal Educação de São Paulo Professora da Rede Municipal é vencedora do prêmio Educador Nota 10
7/11/2023 – Site do Sindsep-SP Professora de Educação Infantil de SP leva 1º lugar no Prêmio Educador Nota 10 pelo projeto ‘Motoca na Praça’

Andar de motoca e conhecer a cidade

Atividade propõe brincar e explorar o espaço e o corpo, reconhecendo o outro, como prevê a Base Nacional Comum Curricular

Eixo Direitos Humanos
Educadora: Lívia Guimarães Arruda
Escola: EMEI Armando de Arruda Pereira
São Paulo, SP
Etapa: Educação Infantil, 4 e 5 anos
Projeto: Motoca na Praça: andanças e aventuras de triciclo pela Praça da República e centro de São Paulo

Resumo: Com um público diverso, a escola de Educação Infantil onde Lívia trabalha recebe muitas crianças filhas de imigrantes, que moram no centro da cidade e em ocupações. Ainda no pátio da unidade, os pequenos aprendem a andar de motoca. Depois, percorrem trajetos externos curtos para reconhecer o espaço e entender as próprias dificuldades. Com o tempo, os passeios vão ficando mais longos e com propostas como o desenho de observação de monumentos ou prédios históricos e a interação com pessoas. Conversar sobre a cidade e seus desafios também faz parte da atividade, que passou a incluir visitas a equipamentos culturais próximos, muitas vezes desconhecidos pelas famílias. Muitas organizações da região estreitaram as relações com a escola e começaram a convidá-la para ações. As crianças passaram a sentir a praça um pouco mais delas e a conhecer ruas e lugares pelos nomes.

Por que o projeto é inovador? Propõe, por meio de passeios de triciclo, que as crianças se reconheçam como indivíduos pertencentes à cidade e entendam que têm direito de usufruir e transformar esse espaço. O projeto cria uma relação afetiva com o bairro, mas não romântica, já que os pequenos identificam o que gostam ou não no local. 

Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.