Nadine de Andrade

A vencedora na mídia
11/10/2023 – Melhor da Noite na Band – Educador Nota 10: Nadine criou projeto “Do barro ao papel”
25/10/2023 – Nova Escola – Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Sustentabilidade
30/10/2023 – O município Blumenau – Professoras de Blumenau conquistam maior prêmio da educação básica no Brasil
11/10/2023 – Noticenter – Educadoras de Santa Catarina estão entre os vencedores da 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10
11/10/2023 – Site do Instituto Federal Catarinense – Egressa de Pedagogia do IFC Blumenau é finalista do Prêmio Educador Nota 10
Quando a natureza faz parte do aprendizado
A área externa do CEI em Blumenau proporcionou descobertas e materiais para as atividades das crianças
Eixo Sustentabilidade
Educadora: Nadine de Andrade
Escola: Centro de Educação Infantil Nazaré
Blumenau, SC
Etapa: Educação Infantil, 2 e 3 anos
Projeto: Do barro ao papel: a natureza como lugar de pertencimento e desenvolvimento
Em 2022, Nadine foi contratada como parte da equipe de apoio pedagógico para observar as crianças, em especial, uma aluna com Síndrome de Down. Ela gostava de ficar embaixo da pia e da mesa, sozinha. A professora pensou em construir uma barraca com galhos do bosque que há no terreno da escola para que as outras crianças interagissem com ela. Quando foi até à área verde, que tem trilha, barranco, árvore de amoras e até um galinheiro, se deparou com um ambiente repleto de possibilidades, porém, abandonado. A partir dali, provocou as outras professoras: E se, ao invés de trazermos a natureza para dentro da sala, nós levássemos as crianças até ela? Os espaços foram revitalizados e os pequenos passaram a frequentá-los para realizar explorações, brincadeiras, pesquisas e coletas de materiais. As orientações da professora para a coleta de materiais são respeitosas à vida das plantas e animais. Além de desenvolver atitudes sustentáveis, o projeto foi inclusivo, ao possibilitar que todas as crianças participassem de tudo o que era proposto, respeitando suas características e ritmos.
Por que o projeto é inovador?
Houve aproveitamento de elementos naturais para fazeres cotidianos nas atividades de Artes (pintura, desenho, colagem) e foram criados anedotários de cada criança, com pequenos textos que compartilham a forma como cada uma construiu relações com a natureza, desenvolvendo narrativas brincantes, pesquisas intensas e ações sustentáveis.
Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.