Elciane de Lima Paulino

A vencedora na mídia
19/10/2023 – Melhor da Noite na Band – Educadora Nota 10: conheça Elciane, vencedora do prêmio em 2023
16/10/2023 – Bom Dia Paraíba (Globo) – Professora de Guarabira é premiada por projeto desenvolvido em escola
21/10/2023 – G1 – Professora é premiada por desenvolver projeto com obra de Augusto dos Anjos
24/10/2023 – Nova Escola – Prêmio Educador Nota 10: conheça os três vencedores da categoria inovação e tecnologia
19/10/2023 – Site Universidade Estadual da Paraíba – Professora egressa da graduação e pós-graduação vence um dos maiores prêmios da educação nacional
21/10/2023 – Jornal da Paraíba – Professora é premiada com projeto inspirado em Augusto dos Anjos
Linguagem poética no contexto atual
Estudantes do Ensino Médio mergulham na obra de Augusto dos Anjos e se revelam poetas em site
Eixo Inovação e Tecnologia
Educadora: Elciane de Lima Paulino
Escola: EEEM John Kennedy
Guarabira, PB
Etapa: 1° e 2° anos do Ensino Médio
Componente curricular: Língua Portuguesa
Projeto: Introspecção poética de Augusto dos Anjos nos EUs do século XXI
Resumo: O projeto de Elciane faz referência ao livro Eu (1912), de Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (1884-1914), também conhecido como o “poeta da morte”. A professora aproveitou o contexto da pandemia de Covid-19, com isolamento social e sofrimentos variados para aproximar os estudantes e a comunidade escolar da poética do autor, que nasceu no estado da Paraíba. Os alunos fizeram uma imersão na obra Eu e em outras poesias a partir de atividades como a leitura de poemas; a interlocução com o projeto da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, cujo tema em 2022 foi “Augusto presente – avatares do eu no metaverso criativo”; o estudo de rimas, figuras de linguagem e outros elementos. Nas fases seguintes, eles puderam interpretar as obras, estabelecer diálogos com o presente e produzir textos, que foram publicados no site canalbuskas.com. O sucesso foi tanto que Elciane ampliou a proposta, hoje intitulada “Jornalismo, letramento digital e midiático”, abrangendo formas de comunicação, leitura e escrita de gêneros textuais literários ou não.
Por que o projeto é inovador?
A partir da poesia, a professora estimulou a reflexão dos alunos sobre as vivências do período pandêmico e os incentivou a trabalhar a criatividade em suas próprias produções.
Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.