Legado do Prêmio – 24ª edição

Legado do Prêmio – 24ª edição

Excelência exige dedicação e coragem

Depois de mais de duas décadas reconhecendo professores e gestores, o Prêmio

Educador Nota 10 continua se surpreendendo com a persistência desses

profissionais para enfrentar os desafios de educar no dia a dia. Considerado

o segundo ano de pandemia, 2021 não foi menos complicado que o primeiro.

A retomada, após longo período longe, foi difícil, confusa, sofrida. Muitos

estudantes que ficaram distantes tiveram que se reconectar com a escola e

ser acolhidos por ela. Aconteceram muitas perdas no caminho, em especial de

aprendizagem. Os relatos inscritos carregam contextos, realidades, culturas e

regionalismos, permitem vislumbrar condições (ou a falta delas) e dificuldades,

momentos de alegria e de superação. As descrições nos contam de um país

repleto de desigualdades, onde a internet ou os equipamentos simplesmente

não existiam ou eram artigos de luxo, e revelaram educadores que enfrentam

problemas com coragem, criatividade e determinação.

Os trabalhos vencedores, que servem de inspiração e exemplo para muitos

outros, levam a chancela de educadores que jamais desistiriam de incentivar

os estudantes a descobrir novos conhecimentos ou a desenvolver habilidades

para avançar na trajetória escolar. O Prêmio Educador Nota 10, como grande

observador das práticas de professores e gestores, acompanha mudanças que

acontecem no cotidiano da educação e reforça o que considera movimentos

positivos, capazes de impulsionar e de garantir aprendizagens:

 

O SABER está em todo lugar – Bons professores estimulam seus alunos a ouvir

histórias de família, a aprender com os mais velhos, a investigar no quintal de

casa para se encantar com descobertas e novidades. As aulas podem acontecer

no bairro, em tarefas caseiras ou em ambientes virtuais, mas a aprendizagem não

tem limites.

 

Vale a pena usar METODOLOGIAS ATIVAS – Os estudantes constroem novos

conhecimentos se envolvendo com os objetos de estudos, com os problemas da

escola ou da cidade, interagindo com colegas, professores e moradores, fazendo

pesquisas e projetos e buscando soluções. Colocar a mão na massa é uma forma

muito potente de se interessar por um tema e de saber cada vez mais.

 

A APRENDIZAGEM não depende de tecnologia – Os caminhos para que as

atividades propostas cheguem aos alunos muitas vezes passam por estradas

de terra, em especial nas zonas rurais. Mas isso não impede os professores de

incentivar o protagonismo e a atitude investigativa em crianças e adolescentes e

nem de socializar os seus aprendizados pela turma toda.

 

Mas a TECNOLOGIA POTENCIALIZA e enriquece as interações – Sem descansar,

gestores e professores aprendem a usar aplicativos para tornar as aulas mais

instigantes e dinâmicas, estabelecer a comunicação com estudantes e famílias

e também para criar materiais informativos, divulgando para a comunidade os

percursos realizados de suas turmas.

 

O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL do estudante é de grande valor – Bons

educadores buscam ampliar as habilidades de crianças e adolescentes

e acompanhar sua formação como cidadãos conscientes dos problemas

contemporâneos. Projetos contextualizados e que trabalham as dimensões física,

intelectual, emocional, social e cultural oportunizam a ampliação de saberes e de

competências socioemocionais.

 

O TERRITÓRIO também educa – Entender a realidade de cada estudante e de

sua família faz muita diferença nas aprendizagens. Gestores e professores que

fortalecem os vínculos entre comunidade e escola notam como as estratégias de

acolhimento dos alunos e a valorização de saberes das famílias e das pessoas da

localidade ajudam na superação de tempos desafiadores.

 

A DIVERSIDADE é uma vantagem – Oferecer modos diferentes de se aprofundar

em um mesmo assunto favorece a compreensão: procedimentos de pesquisa,

observação, contato com linguagens artísticas, experimentação. Além disso,

reconhecer e mostrar para a turma a riqueza da ancestralidade e da cultura de

negros e de povos originários, respeitar as deficiências e abraçar a inclusão são

questões primordiais.

Esperamos que estes destaques se tornem cada vez mais relevantes e presentes

no dia a dia de muitas escolas e de redes de ensino. O desenvolvimento dos

profissionais envolvidos com a educação passa pela renovação constante de

suas práticas e por reflexões que os fazem aprimorar a relação com os alunos e

com a comunidade.

Reconhecer professores e gestores que exercem sua profissão com excelência

é a grande missão do Prêmio Educador Nota 10. Desde sua primeira edição, a

Fundação Victor Civita e seus parceiros caminham em forte aliança para realizar

a premiação. Nos orgulhamos de poder festejar esses vencedores, os melhores

educadores no universo da realidade brasileira, que representam o vigor e a

perseverança de muitos outros. Valorizá-los é nossa maneira de apoiar uma

educação de qualidade, a única que abre caminhos para uma sociedade mais

próspera, justa e inclusiva.