Francisco Rodrigo de Lemos Caldas

O vencedor na mídia
25/10/2023 – Nova Escola – Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Sustentabilidade
13/11/2023 – Podcast IFCE no Ar – Protagonista#15: Conheça o professor de Juazeiro do Norte premiado com o Educador Nota 10
24/10/2023 – O povo – Com projeto sobre reúso de água, professor de Juazeiro ganha Prêmio Educador Nota 10
08/11/2023 – Site IFCE – Professor do campus Juazeiro é premiado
Água reaproveitada para enfrentar a seca nordestina
Com aprendizagem baseada em projetos, estudantes constroem purificador sustentável
Eixo Sustentabilidade
Educador: Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Juazeiro do Norte, CE
Etapa: 2º ano do Ensino Médio
Componente curricular: Química
Projeto: Ecopuro: purificador sustentável
O interesse de um aluno sobre o funcionamento de um purificador de água motivou o professor Francisco a implementar a abordagem da Aprendizagem baseada em Projetos e da Educação STEAM. O projeto convocou os estudantes a construírem protótipos de purificadores que possibilitassem o reuso de águas cinzas, isto é, águas residuais que já foram utilizadas em chuveiros, lavatórios de banheiro, tanques e máquinas de lavar roupa e que podem ser aproveitadas em diversos usos não potáveis. Durante as atividades, os alunos trilharam um caminho metodológico com a ideação do produto, a ancoragem, o planejamento a partir de materiais, a prototipagem mão na massa e, por fim, o uso do purificador na comunidade. Os resultados foram dois protótipos de filtros para tratar águas cinzas de uso doméstico. Além de dialogar diretamente com o ODS 6, “Água potável e Saneamento”, a questão também interage com o ODS 3 (saúde e bem-estar), o ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), o ODS 12 (consumo e produção responsáveis) e o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima).
Por que o projeto é inovador?
O projeto usa a experimentação, com forte embasamento teórico, para a resolução de um problema pertinente ao seu território. As etapas de avaliação e o uso de uma rubrica podem ser aplicadas em outros contextos.
Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.