Francieli Carvalho Taborda

A vencedora na mídia

24/10/2023 – Melhor da Noite na Band – Educador nota 10: Veja o sétimo vencedor do prêmio na categoria de Inovação e Tecnologia
24/10/2023 – Nova Escola – Prêmio Educador Nota 10: conheça os três vencedores da categoria inovação e tecnologia
27/10/2023 – Site ND+ – Professora de Balneário Camboriú vence prêmio nacional com apoio da Unicef
27/10/2023 – Página 3 – Professora de Balneário Camboriú entre os vencedores do Prêmio Educador Nota 10
27/10/2023 – BC Notícias – Professora de Balneário Camboriú está entre os melhores do país

Olhar atento para mostrar o protagonismo das crianças

Registros poéticos retratando as descobertas e portfólios digitais mostram os processos dos pequenos na Educação Infantil  

Eixo Inovação e Tecnologia
Educadora: Francieli Taborda
Escola: Núcleo de Educação Infantil Taquaras
Balneário Camboriú, SC
Etapa: Educação Infantil
Projeto: O que se faz na educação infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena

Coordenadora pedagógica em um núcleo de Educação Infantil na Praia de Taquaras, um local de preservação ambiental, Francieli está atenta à formação continuada dos educadores e às aprendizagens das crianças e dos profissionais. Seu projeto é uma oportunidade de utilizar a tecnologia como aliada para traduzir o que o próprio nome diz: a documentação pedagógica não tem fim em si mesma, pois seu objetivo é mostrar à comunidade o que é feito na escola e o lugar das crianças e das professoras como protagonistas do processo educativo. O ponto de partida foi perceber que parte da sociedade ainda tem uma visão assistencialista da Educação Infantil, e em resposta surgiram as mini histórias, que retratam o dia a dia na escola de maneira mais poética, os folhetos informativos narrando as descobertas das crianças e os portfólios digitais, que se aprofundam nos projetos investigativos. Os materiais também são formativos, já que a partir de fotos, vídeos e da comunicação produzida nas aulas, os educadores conseguem refletir sobre suas próprias práticas e fragilidades. 

Por que o projeto é inovador? Articula propostas pedagógicas, que colocam a criança como protagonista do processo educativo, ao zelo pela aprendizagem dos alunos, dos professores e da comunidade.

Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.