Priscilla Castro dos Santos

A vencedora na mídia
24/10/2023 Nova Escola – Prêmio Educador Nota 10: conheça os vencedores da categoria Direitos Humanos
10/10/2023 Site Em Dia ES – Educadora capixaba está entre os vencedores da 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10
24/10/2023 – Folha Vitória – Professora de Vitória ganha prêmio por trabalho na educação especial
12/10/2023 – A Gazeta – Olhar poético a crianças com autismo dá prêmio nacional a professora do ES
10/10/2023 – Site Prefeitura de Vitória – Prêmio Educador Nota 10 é de professora da rede municipal de Vitória

Inclusão na prática e respeito à diversidade

Com mini-histórias, a professora dá visibilidade ao cotidiano de crianças com autismo

Eixo Direitos Humanos
Educadora:
 Priscilla Castro dos Santos
Escola: CMEI Cecília Meireles
Vitória, ES
Etapa: Educação Infantil
Projeto: Mini-história: um olhar poético do cotidiano das crianças com autismo

A professora Priscilla, que há 13 anos trabalha na Educação Infantil, percebeu a necessidade de pensar em práticas mais inclusivas e sensibilizar o olhar dos profissionais e da comunidade para enxergar as crianças com deficiências e suas infâncias, antes do diagnóstico. Para isso usa a mini-história, uma estratégia de documentação pedagógica composta por uma breve narrativa que dialoga com imagens, com o objetivo de registrar o cotidiano e as aprendizagens dos pequenos. Especializada em educação especial e professora regente de uma turma com crianças com autismo, Priscilla registra e documenta suas experiências por meio de fotografias ou vídeos. No planejamento, revisita esses materiais para interpretar e refletir sobre as ações e pensamentos da criança. Em seguida, transforma em uma mini-história. Desse modo, as crianças com autismo passam a ser vistas e respeitadas nas suas diferenças e potencializadas nos seus processos.

Por que o projeto é inovador?

O trabalho traz, como princípio da ação educativa, a escuta ativa, que é capaz de acolher nas suas múltiplas linguagens. Tudo isso possibilita desenhar estratégias de aprendizagem para que todas as crianças sejam respeitadas, incluídas e se desenvolvam no espaço escolar. 

Resumo elaborado com base em reportagem de Nova Escola.