Celebramos as 3761 inscrições recebidas no Prêmio Educador Nota 10 – 2020!

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes, UNICEF e BDO, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Ao longo das últimas 23 edições foram recebidos mais de 75 mil projetos, e foram premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,59 milhões.


Tudo sobre o Prêmio

O maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira tem um site exclusivo: https://premioeducadornota10.org/

Caso tenha alguma dúvida, escreva para contato@premioeducadornota10.org.


Vencedores e finalistas de 2020

Anos anteriores

Conheça aqui os projetos e os Educadores Nota 10 dos anos anteriores:

  1. 10 Vencedores de 2019
  2. 50 Finalistas de 2019
  3. 10 Vencedores de 2018
  4. 50 Finalistas de 2018
  5. 10 Vencedores de 2017
  6. 50 Finalistas de 2017
  7. 10 Vencedores de 2016
  8. 10 Vencedores de 2015
  9. 10 Vencedores de 2014
  10. 10 Vencedores de 2013
  11. 11 Vencedores de 2012
  12. 11 Vencedores de 2011
  13. 11 Vencedores de 2010
  14. 11 Vencedores de 2009
  15. 11 Vencedores de 2008

‘Os Valores que importam’, legado da 23ª Edição

Em um ano caótico, professores e gestores da Educação Básica precisam ser reconhecidos como profissionais essenciais. O compromisso dos Educadores Nota 10 e suas atitudes para garantir o aprendizado de seus alunos merece ser valorizado pela sociedade brasileira.

Há 23 anos o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores e gestores que valorizam a interação dos alunos com o mundo e seus problemas reais. E esse ano, com as dificuldades trazidas pela pandemia, precisamos mais uma vez ressaltar a importância dos profissionais de Educação que estão ajudando milhares de jovens a não perder o vínculo com a escola, a não desistir de estudar.

Faz um bom tempo que professor não é apenas quem ensina, nem aluno, aquele obedece regras ou decora fórmulas. Aprender e ensinar estão conectados em um processo respeitoso de escuta e de valorização entre professores e alunos.

Transformar conhecimento em sabedoria depende de motivação, envolvimento, reflexão, questionamento, experimentação. E criar uma atmosfera favorável à distância foi um desafio de proporções gigantescas nesse ano marcado pela pandemia.

As dificuldades que já assolam o cotidiano escolar somaram-se a outras de casa, como a ausência de ferramentas tecnológicas ou a limitação de acesso à internet. Em muitos casos, também falta até um canto para estudar e condições básicas de higiene e alimentação. Barreiras que se impuseram a pais, mães e responsáveis e também a professores e gestores, preocupados com a evasão, as lacunas de aprendizagem e a saúde emocional dos alunos.

Mesmo aquelas famílias mais privilegiadas perceberam que não há tecnologia que substitua um bom professor. Com o olhar apurado da docência, ele enxerga estudantes cheios de potencialidades. Com sua didática, incentiva e dá apoio para que eles avancem fazendo pesquisas no celular, interagindo com colegas em rede ou sozinhos com lápis e folhas de caderno.

Diante do distanciamento compulsório, ficou ainda mais evidente que a educação integral depende da corresponsabilidade entre famílias e profissionais qualificados, que tiveram que reinventar ou adaptar suas práticas. Reconhecer professores e gestores que exercem sua profissão com excelência é, desde o início, a grande missão do Prêmio Educador Nota 10. Abril, Globo, Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho caminham em forte aliança, com demais parceiros, há muitos anos para realizá-la. Avaliar os melhores projetos realizados em 2019 foi, mais uma vez, uma grande responsabilidade para 28 selecionadores, que analisaram quase 4000 inscrições. Cada relato recebeu um olhar cuidadoso e especializado, que considerou a relevância pedagógica de projetos docentes ou de gestão. Mais do que discutir critérios, a apreciação dos trabalhos selecionados (primeiro os 50, depois os 10) ocorreu de forma coletiva e comentada em reuniões virtuais.

Na fase final, todos os selecionadores tentaram responder à mesma questão-chave: por que essa iniciativa merece ser premiada? As análises de 2020 revelaram aspectos que apontam para a qualidade dos projetos. Compartilhamos a seguir atitudes de professores e gestores que se destacaram no processo de seleção. Essas ações fazem muita diferença no cotidiano escolar e são um legado dessa edição do Prêmio Educador Nota 10. Assim como os vencedores, esperamos que mais educadores brasileiros sejam capazes de:

• Assegurar o direito de aprendizagem de todos, diversificar metodologias, estimular a autonomia dos estudantes e a investigação científica;
• Acolher todos os estudantes de forma respeitosa, contribuindo com a autoestima e identidade;
• Incentivar a leitura e a escrita na escola e contribuir com a formação de uma comunidade leitora;
• Promover o diálogo e incentivar a participação das famílias e de toda a comunidade escolar. Desenvolver parcerias com instituições que apoiam o trabalho realizado pela escola, formando redes de proteção;
• Instituir processos de gestão democrática e participativa e contribuir com a formação cidadã dos estudantes;
• Ter um olhar sensível para práticas da infância e propor novas experiências e ambientes de aprendizagem;
• Estimular novos olhares para a história e cultura africanas para contribuir com atitudes antirracistas.

Esses são os principais destaques das práticas dos vencedores desta edição e eles apontam para um só fim: estimular e alcançar aprendizagens efetivas, motivo de orgulho e razão de ser de quem se dedica ao ofício de educar. O Prêmio Educador Nota 10 defende a valorização da educação de qualidade como único caminho para uma sociedade menos desigual, mais justa e inclusiva. Seus exemplos colaboram para que educadores de todo o país possam, cada vez mais, formar pessoas capazes de liderar suas vidas e apoiar outras, com consciência de suas ações e cuidado com o planeta. Que esse esforço se multiplique e dê milhares de frutos por esse Brasil afora.

—————————————————————————————————————-
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. A edição de 2020 tem o patrocínio de Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO e o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio internacional de educação, realizado pela Fundação Varkey.