Prêmio atinge a maioridade com o tema Transformação – Educar transforma o caminho. Júri elege diretor que revitalizou uma escola como Educador do Ano.
Em sua 18ª edição, a festa de entrega do Prêmio Educador Nota 10 aconteceu no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, na noite de 30 de novembro, e teve como mestre de cerimônias a jornalista Sandra Annenberg. Sua participação se deveu à importante parceria entre Grupo Abril e Globo, iniciada no ano anterior, em 2014. Após a exibição do vídeo de seu projeto, cada um dos dez Educadores Nota 10 recebeu o troféu da mão de seu selecionador, o que acrescentou ainda mais emoção ao reconhecimento dado aos professores e gestores, que vieram de seis estados brasileiros.
Enquanto os presentes assistiam a um pocket show da cantora Tiê, a academia de jurados se reunia para decidir quem seria o destaque da noite. O time foi composto por Mônica Pinto, gerente institucional da Fundação Roberto Marinho; Lino de Macedo, professor titular da Universidade de São Paulo (USP); Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec, e Claudia Davis, pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas.
O nome anunciado foi o de Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da EM Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto, a 450 quilômetros de São Paulo. O Educador do Ano recuperou uma escola inteiramente depredada ao longo de 2014, envolvendo a comunidade no projeto Minha Escola: Reconstrução Coletiva. “O gestor nunca atua sozinho. Um trabalho como esse só pode dar certo quando você sensibiliza sua equipe e abre o diálogo com os alunos”, disse ele. A escola era noticiada como a mais violenta da cidade, mas se transformou depois que Diego abriu o local nos fins de semana para atividades culturais, esportivas e de lazer, e levou os pais para ajudarem a decidir os rumos da instituição.
“Esse projeto premiado representa todos os outros, porque numa escola o gestor é o grande líder e faz muita diferença”, comentou Lino de Macedo. O presidente da Fundação Victor Civita, Victor Civita Neto, ressaltou o momento da iniciativa de valorização da Educação brasileira. “O prêmio atinge sua maioridade este ano, quando também comemoramos os 30 anos da Fundação. O caleidoscópio ilustra o tema porque está em constante movimento, assim como a vida escolar”, disse. Na edição de 2015, mais de 3.600 educadores de todos os estados brasileiros se inscreveram. Leia abaixo os resumos dos 10 projetos vencedores.