Votação popular pela internet e a primeira participação da Varkey Foundation, criadora do prêmio internacional Global Teacher Prize, reforçam a relevância do Prêmio Educador Nota 10
A cerimônia da 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10 aconteceu no primeiro dia de outubro na Sala São Paulo e consagrou José Marcos Couto Jr., do Rio de Janeiro (RJ), como o Educador do Ano. O professor de História de 8º e 9º ano da Escola Municipal Áttila Nunes, em Realengo, trabalhou a inserção do negro na sociedade e a ideia de invisibilidade social. O projeto “As Caravanas: limites da visibilidade” utilizou a música homônima de Chico Buarque e levou as turmas para conhecer outros territórios e culturas, além de contribuir para que desenvolvessem a escrita e a autoestima antes de ingressar no Ensino Médio.
Para selar o primeiro ano de parceria da fundação que organiza o Global Teacher Prize com a Fundação Victor Civita, realizadora do Educador Nota 10, uma representante da Varkey Foundation, Tania Andrea Gil, se juntou a Academia de Jurados, composta por outros cinco especialistas: Ana Inoue, diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana /Instituto Acaia; Anna Helena Altenfelder, superintendente Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária; Ítalo Dutra, chefe de Educação da Unicef Brasil; Lino de Macedo, professor titular do Instituto de Psicologia (USP) e Rodrigo Mendes, diretor Executivo do Instituto Rodrigo Mendes.
Antes da escolha final do júri, anunciada durante a cerimônia, os dez premiados foram selecionados por uma equipe de especialistas em suas áreas, que analisaram mais de 4000 mil projetos inscritos. Ao ter seu projeto eleito pela votação popular #Esseprojetoé10, realizada pela primeira vez no site da Fundação Victor Civita, a professora de Matemática Ivonete Dezinho, de Naviraí (MS), se sentiu duplamente homenageada. O vídeo sobre “De pai para filho – uma abordagem do ensino da matemática nas profissões” conquistou os internautas e obteve quase 25% dos votos.
Um texto de autoria coletiva dos professores foi lido pelo educador do ano: “Que poder tem uma voz? Uma voz tem o poder de mudar uma realidade. E se fossem dez vozes? Dez vozes que se levantam para falar a mesma língua e cantar a beleza da diversidade. Vozes que, em uníssono, lançam luz sobre as sombras do preconceito e da invisibilidade. (…) Somos dez vozes, mas hoje somos uma, representando os milhares de educadores deste Brasil. E que esta voz nunca se cale.” Ao final do evento, os apresentadores Sandra Annenberg – mestre de cerimônias pelo quinto ano consecutivo – e Otaviano Costa viram o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, subir ao palco para anunciar a condecoração dos dez vencedores com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, medalha mais importante da Educação no Brasil (que foi entregue posteriormente em Brasília). Conheça os detalhes sobre os projetos vencedores nos resumos e vídeos abaixo.