Legado do Prêmio – 24ª edição

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Excelência exige dedicação e coragem
Depois de mais de duas décadas reconhecendo professores e gestores, o Prêmio
Educador Nota 10 continua se surpreendendo com a persistência desses
profissionais para enfrentar os desafios de educar no dia a dia. Considerado
o segundo ano de pandemia, 2021 não foi menos complicado que o primeiro.
A retomada, após longo período longe, foi difícil, confusa, sofrida. Muitos
estudantes que ficaram distantes tiveram que se reconectar com a escola e
ser acolhidos por ela. Aconteceram muitas perdas no caminho, em especial de
aprendizagem. Os relatos inscritos carregam contextos, realidades, culturas e
regionalismos, permitem vislumbrar condições (ou a falta delas) e dificuldades,
momentos de alegria e de superação. As descrições nos contam de um país
repleto de desigualdades, onde a internet ou os equipamentos simplesmente
não existiam ou eram artigos de luxo, e revelaram educadores que enfrentam
problemas com coragem, criatividade e determinação.
Os trabalhos vencedores, que servem de inspiração e exemplo para muitos
outros, levam a chancela de educadores que jamais desistiriam de incentivar
os estudantes a descobrir novos conhecimentos ou a desenvolver habilidades
para avançar na trajetória escolar. O Prêmio Educador Nota 10, como grande
observador das práticas de professores e gestores, acompanha mudanças que
acontecem no cotidiano da educação e reforça o que considera movimentos
positivos, capazes de impulsionar e de garantir aprendizagens:
O SABER está em todo lugar – Bons professores estimulam seus alunos a ouvir
histórias de família, a aprender com os mais velhos, a investigar no quintal de
casa para se encantar com descobertas e novidades. As aulas podem acontecer
no bairro, em tarefas caseiras ou em ambientes virtuais, mas a aprendizagem não
tem limites.
Vale a pena usar METODOLOGIAS ATIVAS – Os estudantes constroem novos
conhecimentos se envolvendo com os objetos de estudos, com os problemas da
escola ou da cidade, interagindo com colegas, professores e moradores, fazendo
pesquisas e projetos e buscando soluções. Colocar a mão na massa é uma forma
muito potente de se interessar por um tema e de saber cada vez mais.
A APRENDIZAGEM não depende de tecnologia – Os caminhos para que as
atividades propostas cheguem aos alunos muitas vezes passam por estradas
de terra, em especial nas zonas rurais. Mas isso não impede os professores de
incentivar o protagonismo e a atitude investigativa em crianças e adolescentes e
nem de socializar os seus aprendizados pela turma toda.
Mas a TECNOLOGIA POTENCIALIZA e enriquece as interações – Sem descansar,
gestores e professores aprendem a usar aplicativos para tornar as aulas mais
instigantes e dinâmicas, estabelecer a comunicação com estudantes e famílias
e também para criar materiais informativos, divulgando para a comunidade os
percursos realizados de suas turmas.
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL do estudante é de grande valor – Bons
educadores buscam ampliar as habilidades de crianças e adolescentes
e acompanhar sua formação como cidadãos conscientes dos problemas
contemporâneos. Projetos contextualizados e que trabalham as dimensões física,
intelectual, emocional, social e cultural oportunizam a ampliação de saberes e de
competências socioemocionais.
O TERRITÓRIO também educa – Entender a realidade de cada estudante e de
sua família faz muita diferença nas aprendizagens. Gestores e professores que
fortalecem os vínculos entre comunidade e escola notam como as estratégias de
acolhimento dos alunos e a valorização de saberes das famílias e das pessoas da
localidade ajudam na superação de tempos desafiadores.
A DIVERSIDADE é uma vantagem – Oferecer modos diferentes de se aprofundar
em um mesmo assunto favorece a compreensão: procedimentos de pesquisa,
observação, contato com linguagens artísticas, experimentação. Além disso,
reconhecer e mostrar para a turma a riqueza da ancestralidade e da cultura de
negros e de povos originários, respeitar as deficiências e abraçar a inclusão são
questões primordiais.
Esperamos que estes destaques se tornem cada vez mais relevantes e presentes
no dia a dia de muitas escolas e de redes de ensino. O desenvolvimento dos
profissionais envolvidos com a educação passa pela renovação constante de
suas práticas e por reflexões que os fazem aprimorar a relação com os alunos e
com a comunidade.
Reconhecer professores e gestores que exercem sua profissão com excelência
é a grande missão do Prêmio Educador Nota 10. Desde sua primeira edição, a
Fundação Victor Civita e seus parceiros caminham em forte aliança para realizar
a premiação. Nos orgulhamos de poder festejar esses vencedores, os melhores
educadores no universo da realidade brasileira, que representam o vigor e a
perseverança de muitos outros. Valorizá-los é nossa maneira de apoiar uma
educação de qualidade, a única que abre caminhos para uma sociedade mais
próspera, justa e inclusiva.