Legado do Prêmio – 23ª edição

Os valores que importam
Em um ano caótico, professores e gestores da Educação Básica precisam ser reconhecidos como profissionais essenciais. O compromisso dos Educadores Nota 10 e suas atitudes para garantir o aprendizado de seus alunos merece ser valorizado pela sociedade brasileira.
Há 23 anos o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores e gestores que valorizam a interação dos alunos com o mundo e seus problemas reais. E esse ano, com as dificuldades trazidas pela pandemia, precisamos mais uma vez ressaltar a importância dos profissionais de Educação que estão ajudando milhares de jovens a não perder o vínculo com a escola, a não desistir de estudar.
Faz um bom tempo que professor não é apenas quem ensina, nem aluno, aquele obedece regras ou decora fórmulas. Aprender e ensinar estão conectados em um processo respeitoso de escuta e de valorização entre professores e alunos.
Transformar conhecimento em sabedoria depende de motivação, envolvimento, reflexão, questionamento, experimentação. E criar uma atmosfera favorável à distância foi um desafio de proporções gigantescas nesse ano marcado pela pandemia.
As dificuldades que já assolam o cotidiano escolar somaram-se a outras de casa, como a ausência de ferramentas tecnológicas ou a limitação de acesso à internet. Em muitos casos, também falta até um canto para estudar e condições básicas de higiene e alimentação. Barreiras que se impuseram a pais, mães e responsáveis e também a professores e gestores, preocupados com a evasão, as lacunas de aprendizagem e a saúde emocional dos alunos.
Mesmo aquelas famílias mais privilegiadas perceberam que não há tecnologia que substitua um bom professor. Com o olhar apurado da docência, ele enxerga estudantes cheios de potencialidades. Com sua didática, incentiva e dá apoio para que eles avancem fazendo pesquisas no celular, interagindo com colegas em rede ou sozinhos com lápis e folhas de caderno.
Diante do distanciamento compulsório, ficou ainda mais evidente que a educação integral depende da corresponsabilidade entre famílias e profissionais qualificados, que tiveram que reinventar ou adaptar suas práticas. Reconhecer professores e gestores que exercem sua profissão com excelência é, desde o início, a grande missão do Prêmio Educador Nota 10. Abril, Globo, Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho caminham em forte aliança, com demais parceiros, há muitos anos para realizá-la. Avaliar os melhores projetos realizados em 2019 foi, mais uma vez, uma grande responsabilidade para 28 selecionadores, que analisaram quase 4000 inscrições. Cada relato recebeu um olhar cuidadoso e especializado, que considerou a relevância pedagógica de projetos docentes ou de gestão. Mais do que discutir critérios, a apreciação dos trabalhos selecionados (primeiro os 50, depois os 10) ocorreu de forma coletiva e comentada em reuniões virtuais.
Na fase final, todos os selecionadores tentaram responder à mesma questão-chave: por que essa iniciativa merece ser premiada? As análises de 2020 revelaram aspectos que apontam para a qualidade dos projetos. Compartilhamos a seguir atitudes de professores e gestores que se destacaram no processo de seleção. Essas ações fazem muita diferença no cotidiano escolar e são um legado dessa edição do Prêmio Educador Nota 10. Assim como os vencedores, esperamos que mais educadores brasileiros sejam capazes de:
• Assegurar o direito de aprendizagem de todos, diversificar metodologias, estimular a autonomia dos estudantes e a investigação científica;
• Acolher todos os estudantes de forma respeitosa, contribuindo com a autoestima e identidade;
• Incentivar a leitura e a escrita na escola e contribuir com a formação de uma comunidade leitora;
• Promover o diálogo e incentivar a participação das famílias e de toda a comunidade escolar. Desenvolver parcerias com instituições que apoiam o trabalho realizado pela escola, formando redes de proteção;
• Instituir processos de gestão democrática e participativa e contribuir com a formação cidadã dos estudantes;
• Ter um olhar sensível para práticas da infância e propor novas experiências e ambientes de aprendizagem;
• Estimular novos olhares para a história e cultura africanas para contribuir com atitudes antirracistas.
Esses são os principais destaques das práticas dos vencedores desta edição e eles apontam para um só fim: estimular e alcançar aprendizagens efetivas, motivo de orgulho e razão de ser de quem se dedica ao ofício de educar. O Prêmio Educador Nota 10 defende a valorização da educação de qualidade como único caminho para uma sociedade menos desigual, mais justa e inclusiva. Seus exemplos colaboram para que educadores de todo o país possam, cada vez mais, formar pessoas capazes de liderar suas vidas e apoiar outras, com consciência de suas ações e cuidado com o planeta. Que esse esforço se multiplique e dê milhares de frutos por esse Brasil afora.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.
Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.