Logotipo Created with Sketch.

Valorização do professor e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Entenda a relação entre a valorização do professor e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de desenvolvimento global com prazo até 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

A educação de qualidade e para todos é foco do ODS 4. Garantir que todos os jovens concluam a educação básica é o que determina a meta 4.1. Mas não basta a conclusão: todo o processo de educação formal deve primar pelo desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, desde a primeira infância (4.2) até a formação técnica e superior (4.3).

A alfabetização de jovens e adultos (4.6) e sua qualificação para o mundo do trabalho (4.4) são preocupações que complementam este objetivo.
Pressuposto para a educação de qualidade são instalações adequadas para o processo de ensino e aprendizagem e professores com boa formação. Com recursos humanos motivados e capazes, as escolas poderão transmitir aos seus estudantes os princípios de cidadania global, valorização de diversidades e a educação para o desenvolvimento sustentável.

A Fundação Victor Civita promove boas práticas em Educação por meio da valorização do professor. Desde 1997, realiza o Prêmio Educador Nota 10, que já reconheceu 231 educadores, entre professores e gestores escolares, de escolas públicas e privadas brasileiras. Os Professores Nota 10 trabalham direta e indiretamente vários objetivos além do ODS 4 (Educação de qualidade) em seus projetos, tais como redução da pobreza, redução das desigualdades e crescimento econômico.

Para mais informações sobre a agenda ODS, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/