Logotipo Created with Sketch.

Selene Coletti

Confira aqui mais informações sobre o trabalho.

Educadora Nota 10

2016

 (Alexandre Battibugli/Nova Escola)

Em busca do tesouro escondido

Desenhar um mapa tem segredos. Para dominá-los, a turma experimentou jogos de percurso, analisou e detalhou com cuidado as próprias produções.

Educadora Nota 10: Selene Coletti
EMEB Coronel Francisco Rodrigues Barbosa
Itatiba, SP
Matemática
1º ano

Projeto: Mapas do tesouro que são um tesouro
Número de alunos: 30
Duração do projeto: 3 meses

Resumo do projeto: 
O objetivo de Selene era contribuir para a construção da noção de espaço, aprimorando os conceitos de lateralidade, pontos de referência e representações gráficas de percursos. Isso inclui aprender sobre a localização de pessoas e objetos no espaço, fazer a comunicação e a interpretação de deslocamentos e trajetos por meio de desenhos e instruções orais ou escritas. A proposta aos alunos foi a produção de um mapa do tesouro.

Por que o trabalho foi premiado? 
“Selene escolheu uma temática que é muito relevante, mas costuma ser pouco explorada no Ensino Fundamental I. E propôs um desafio com características lúdicas, que envolve as crianças dessa faixa etária. A documentação enviada explicitou o posicionamento reflexivo da educadora, que foi em busca de estudo e solução para o que observava na produção do seu grupo de alunos. As análises realizadas com base nas interações em sala e em uma escuta ativa das dificuldades da turma pautaram o planejamento ao longo de toda a sequência. Considerando o grau de desafio proposto e as situações de revisão, ficou clara a confiança da professora na possibilidade de produção intelectual dos alunos. Ela se mostrou preocupada e comprometida em acompanhar a evolução deles ao longo das etapas e fez intervenções produtivas. Além disso, explorou bem o uso da tecnologia a favor das aprendizagens.”

Lilian Ceile Marciano, formadora de professores do Fundamental I na área de Matemática e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10