Logotipo Created with Sketch.

Rodrigo Froés

Confira aqui mais informações sobre o trabalho.

Educador Nota 10

Diretor

2016

 (Joel Rosa/Nova Escola)

Todo o mérito para a gestão da equipe

Ao articular com habilidade os saberes de funcionários, professores, pais e alunos e envolvê-los na busca de soluções, o jovem diretor Rodrigo Froés transformou uma escola em plena região de criminalidade. 

Educador Nota 10: Rodrigo Barbosa Froés
EM Antônio Matias Fernandes
Manaus, AM 
Diretor
Ensino Fundamental II

Projeto: Escola de Qualidade, Responsabilidade de Todos
Número de alunos: 300
Duração: 10 meses 

Resumo do projeto: A EM Antônio Matias Fernandes, situada em área vermelha da cidade de Manaus, com taxas de criminalidade alarmantes, necessitava de mudanças urgentes. Alguns dos sintomas eram os altos índices de evasão e a ameaça de fechamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De forma intensiva e persistente, o novo diretor fez um levantamento das necessidades da escola e dialogou com todos os setores com a intenção de valorizar o potencial de cada funcionário, aluno e familiar. O objetivo era melhorar a infraestrutura e motivar a equipe pedagógica, para aprimorar a qualidade das ações ali realizadas. 

Porque o trabalho foi premiado? 
“Percebi a força da articulação conseguida por Rodrigo Froés entre os professores, funcionários, alunos e pais quando recebi o material com fotos e entrevistei pessoas chave na escola e na rede. Em pouco tempo, o jovem diretor transformou essa unidade que tinha alto índice de abandono, recuperando sua identidade e o reconhecimento da comunidade. A EJA, que estava por ser extinta por registrar apenas 10 alunos, atualmente conta com 105 frequentes. Rodrigo hoje é convidado pelo Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Manaus para relatar a sua experiência como gestor (para quase 450 diretores, divididos por cinco regionais) e sobre como promoveu a articulação entre a escola e a comunidade, o protagonismo juvenil, a formação em contexto de trabalho e a valorização dos profissionais. Das quatro escolas do bairro, essa é a única que funciona no período noturno, pois Rodrigo assegura as condições para o desenvolvimento das ações e é muito presente. Outra marca de sua gestão é a continuidade dos projetos institucionais já existentes, sempre com a preocupação de qualificá-los. Sua experiência com a gestão de equipe poderá inspirar outros tantos diretores, principalmente os que trabalham em territórios semelhantes.” 
Maura Barbosa, coordenadora pedagógica da área de gestão da Comunidade Educativa Cedac e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10