Logotipo Created with Sketch.

Acreditamos na valorização do Professor para transformar a Educação Básica

Confira trecho do discurso de abertura do Prêmio Educador Nota 10 - 2018, realizado pela Coordenadora Pedagógica do Prêmio Educador Nota 10, Luciana Hubner.

 (Renato Pizzutto/FVC)

“Pela vigésima primeira vez, estamos aqui reunidos para premiar e destacar dez professores do nosso país, que representam tantos outros milhares de educadores, que não só têm orgulho e certeza do acerto de sua escolha profissional, como acreditam que a educação para além do direito é a única forma de construirmos um país melhor.

Gostaria de expressar uma enorme gratidão de poder estar aqui, neste momento, representando meus 30 colegas selecionadores e todos vocês dez professores, grandes profissionais da educação com anos ou décadas de trabalho e investimento em sala de aula, nos mostram que a educação é o grande sustentáculo no processo de transformação da sociedade.

Vocês dez professores, não apenas sonharam, mas construíram este sucesso profissional, investiram em sua formação contínua e constantemente, estabeleceram trocas, parcerias com outros profissionais e acima de tudo assumiram o papel de educador que ensina e também aprende. Assim conquistaram uma consolidada estrutura no que toca a profissão.

Não foi somente fé e esperança, mas disciplina, superação, estudo, ousadia e coragem para realizar o que era necessário ser feito: educar a todos e todas as crianças e jovens que acreditam ainda que a escola é o lugar de oportunidade e o lugar de se fazer e se tornar melhor.

Vocês, através de seus trabalhos, mostraram que todas as crianças e jovens, independentemente da cor da pele, do gênero, da raça, da condição social, da localidade, das condições estruturais mais ou menos favorecidas, do nível de conhecimento têm que ter o direito a uma educação de qualidade.

Que só é um bom professor aquele que consegue tornar o conhecimento acessível, possível e compreensível a quem o está ouvindo.

Nos mostram que superar a si mesmo e ir além do que muitos duvidam, numa sociedade em que o valor e a importância da educação se mantém somente no discurso, ainda não é tomada como uma política de estado, estando submetida aos conflitos e crises econômicas e políticas, é possível.

Vocês estão aqui, representando tantos outros milhões de educadores que têm transformado adversidade em conhecimento e feito a educação deste país acontecer.

Cada um de vocês dez, traz consigo e despertam em nós a realização de um sonho: ter a escola, não somente como um estado de direito, mas um espaço de aprendizagem, de transformação, de realização social, emocional e intelectual.

Em nome de muitos aqui presentes, agradeço a vocês dez por reforçarem e recarregarem nossas energias e forças para continuar acreditando e trabalhando pela valorização do que de bom já conquistamos e pela transformação daquilo que ainda precisamos investir e construir.

O trabalho de cada um de vocês revela algo tão precioso, valoroso e necessário, não só para a educação, mas para o mundo, principalmente para nós que vivemos momentos tão preocupantes e difíceis: o respeito a diversidade. Vocês, através do trabalho, que teremos a honra de conhecer um pouquinho hoje, provam que as pessoas são iguais na sua humanidade.

Dez trabalhos que demostram o valor da tolerância, da capacidade de compreender e respeitar o outro, daquele que é diferente da gente e dos padrões rígidos que muitas vezes estabelecemos.

O mundo contemporâneo é feito de pluralismo e diversidade. Há muitas raças, religiões, ideologias. É preciso escolher os próprios valores e conviver em harmonia com as escolhas alheias.

Os trabalhos de vocês nos mostram que o saber tratado como verdade absoluta, como dogma que não pode ser questionado, não tem valor e sentido, pois não transforma as pessoas em seres melhores. Vocês não permitiram que o ruído de outras vozes superasse o sussurro de sua voz interior. Não deixaram o medo e a insegurança ditar o curso de suas vidas profissionais. Vocês tiveram a capacidade de acreditar no direito à educação que transforma vidas, na igualdade das pessoas, no poder das palavras e do conhecimento.

Hoje celebramos o sucesso da educação do país, através do trabalho que vocês realizaram e realizam diariamente com seus alunos.”

Trecho do discurso da Coordenadora Pedagógica do Prêmio Educador Nota 10 – 2018, Luciana Hubner.