Fundação Victor Civita anuncia parceria com Instituto Rodrigo Mendes
A Fundação Victor Civita (FVC) e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) unem forças para ampliar ações de inclusão e acessibilidade. Os resultados desta parceria poderão ser vistos já nesta edição do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira. Com a premissa de que toda pessoa tem o direito à educação, as duas organizações se aproximam para dar mais visibilidade ao tema da educação inclusiva.
“Vamos trabalhar ativamente para tornar o Prêmio Educador Nota 10 mais acessível em todos os aspectos. Desde a estrutura do regulamento, inclusive para garantir a participação de educadores com alguma deficiência, até o processo de análise e seleção dos projetos inscritos, de forma a apurar o olhar para a forma como as particularidades de cada estudante é endereçada”, explica Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes. Ele é membro da Academia de Jurados do Prêmio desde 2017ao lado de Ana Inoue (diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana /Instituto Acaia), Anna Helena Altenfelder (superintendente Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Ítalo Dutra (chefe de Educação da Unicef Brasil) e Lino de Macedo (professor emérito do Instituto de Psicologia da USP).
Para Victor Civita Neto, presidente da Fundação Victor Civita, “Inclusão é uma temática cara para a FVC há tempos, e vale lembrar que a legislação brasileira garante o direito de toda pessoa com deficiência estudar na escola comum, em convívio com os demais estudantes”.
A Academia de Selecionadores conta com uma especialista no tema, que avalia criteriosamente todos os projetos finalistas e vencedores, considerando como alunos com deficiência participaram do projeto inscrito, o que aprenderam, de que forma aconteceu a interação da turma, entre outras questões. Atualmente, Gunga Castro é a selecionadora da área.