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Fundação Victor Civita

Nossa História

Conheça mais sobre a História da Fundação Victor Civita e sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil.

Fundação Victor Civita e Varkey Foundation se unem em prol da valorização da educação | 2018

Conhecidas pelo amplo trabalho de valorizar e reconhecer professores no Brasil e no mundo, entidades estreitam relacionamento para ampliar ações na área

A Fundação Victor Civita e a Varkey Foundation unem forças em prol da valorização da educação no Brasil e no mundo. As duas entidades se associaram para ampliar o reconhecimento do trabalho realizado por educadores nas mais diversas áreas. No país, a Fundação Victor Civita tem feito isso há mais de 20 anos por meio do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira, e um dos mais respeitados no segmento na América Latina. A Fundação Varkey criou o Global Teacher Prize, prêmio global de educação no valor de US$ 1 milhão, realizado desde 2015.

“Garantir educação de qualidade está intimamente ligado à valorização da profissão docente, que se mostra pouco atrativa para os jovens e pouco reconhecida pela sociedade. A associação com a Fundação Varkey nos ajuda a ampliar nossa atuação, trazendo ainda mais visibilidade para os educadores brasileiros e reforçando a importância de um ensino altamente engajado e de qualidade”, afirma Victor Civita Neto, presidente da Fundação Victor Civita.

20º Prêmio Educador Nota 10 passa a marca de 5 mil inscritos | 2017

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(FVC/FVC)

A 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10 recebeu 5.006 inscrições, recorde absoluto da história da premiação, com crescimento de 20% em relação a 2016. São Paulo é o estado com maior participação (1.105 inscritos), seguido de Minas Gerais (561), Santa Catarina (440), Paraná (319) e Rio de Janeiro (279). Iniciativa da Abril em parceria com a Globo, organização Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho, o Prêmio é um dos principais na área. Ao longo de 20 anos, contou mais de 67 mil participantes. O principal perfil de inscritos é de professoras de escolas públicas do sexo feminino, com pós-graduação. Em 2017, foram 2.881 pós-graduados contra 2.740 em 2016. A novidade do regulamento este ano é que passaram a ser aceitas inscrições de projetos desenvolvidos no Ensino Médio.

Educador do Ano é finalista do Global Teacher Prize | fevereiro 2017

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(Divulgação/FVC)

O Educador do Ano do Prêmio Educador Nota 10 de 2016, Wemerson da Silva Nogueira, de 26 anos, é indicado entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, premiação internacional que escolhe o melhor educador do mundo. Em sua terceira edição, o prêmio teve, neste ano, 20.000 inscritos de 179 países. A Varkey Foundation, que organiza a premiação, e o comitê que analisa os candidatos levam em conta, entre outros, aspectos como os reflexos do ensino na comunidade em que o professor trabalha, as inovações nas aulas e a formação da cidadania dos alunos. Wemerson, professor de Ciências de uma escola pública do interior do Espírito Santo, fez um projeto que levou a turma do 9º ano ao Rio Doce para analisar os elementos encontrados na água turva pelos rejeitos da barragem da mineradora Samarco – o maior desastre ambiental do país –, estudando de forma prática a tabela periódica. O trabalho também resultou na criação, pelos alunos, de filtros de água à base de areia distribuídos a comunidades ribeirinhas.

NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR são transferidas para a Fundação Lemann| 2016

Capa de NOVA ESCOLA de março de 2016, já com caderno da revista GESTÃO ESCOLAR.

Capa de NOVA ESCOLA de março de 2016, já com caderno da revista GESTÃO ESCOLAR. (divulgação/FVC)

A Fundação Victor Civita anunciou a transferência das duas marcas para a Fundação Lemann a partir do início de 2016. As duas organizações compartilham o desejo de dar um novo impulso para ambas, garantindo que as publicações cresçam ainda mais e continuem ajudando a colocar professores e gestores no centro do debate educacional. NOVA ESCOLA permaneceu por 30 anos na FVC e é considerada a revista pioneira na área de Educação no país, tornando-se fonte de referência para os educadores. A Fundação Lemann trabalha desde 2002 para melhorar substancialmente a Educação pública no Brasil e cria a Associação Nova Escola para gerenciar as iniciativas das marcas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR.

A Fundação Victor Civita, por sua vez, dedicará seus esforços à valorização dos educadores brasileiros, por meio do Prêmio Educador Nota 10.

Lançamento do NOVA ESCOLA CLUBE | 2015

A área de formação e as ferramentas para os educadores são novidade no NOVA ESCOLA Clube.

A área de formação e as ferramentas para os educadores são novidade no NOVA ESCOLA Clube. (FVC/FVC)

Em 16/09/15, a Fundação Victor Civita lançou o NOVA ESCOLA CLUBE. Um site com os melhores conteúdos de Educação para qualificação de professores e gestores escolares, ferramentas interativas que facilitam o dia a dia e uma rede social profissional para troca de experiências com educadores de todo Brasil. O site é responsivo para computador, tablet e smartphone, conta com uma área gratuita e uma área para assinantes com conteúdos inéditos, exclusivos, interativos e multimídia.

FVC apresenta sua nova identidade de marca | 2015

A nova logomarca da Fundação Victor Civita sugere a disseminação e a propagação do conhecimento

A nova logomarca da Fundação Victor Civita sugere a disseminação e a propagação do conhecimento (FVC/FVC)

Em comemoração aos 30 anos, completados em setembro deste ano, a Fundação Victor Civita encomendou em 2014 o desenvolvimento de sua nova logomarca. A criação, trabalho pro bono da empresa global de design e inovação Dragon Rouge, foi inspirada na disseminação e na propagação do conhecimento. A imagem gráfica remete a uma delicada flor, o dente-de-leão, que espalha suas sementes para que delas nasçam novas flores. Assim também a FVC espera disseminar aprendizados e cativar cada vez mais o público, que é a razão de todas as suas mudanças e iniciativas. Junto com uma nova identidade, a FVC busca cumprir uma nova e desafiadora missão: “Construir e disseminar conhecimentos e valorizar práticas da Educação Básica que auxiliem educadores a enfrentar os desafios de seu tempo.”

Site incentiva a colaboração entre educadores | 2014

O novo site Gente que Educa funciona como uma comunidade profissional para educadores

O novo site Gente que Educa funciona como uma comunidade profissional para educadores (FVC/FVC)

Depois de 9 meses de planejamento em 2014, a FVC lançou o GENTE QUE EDUCA, um site pioneiro, exclusivo e que pode ser acessado gratuitamente por educadores para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional. Esta iniciativa foi desenvolvida para incentivar a colaboração e o diálogo entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos de todo Brasil. Além de promover a interação entre os profissionais da Educação, o GENTE QUE EDUCA disponibiliza outros recursos, como uma agenda colaborativa de datas importantes e eventos e a Superbusca da Educação, uma ferramenta de busca com curadoria especializada. Os educadores também podem participar de fóruns de discussão e grupos de estudo liderados por vencedores de diversas edições do Prêmio Educador Nota 10.

Livro O dia a dia do professor | 2014

Livro de NOVA ESCOLA ajuda professores em início de carreira e também os mais experientes a refletir sobre a prática

Livro de NOVA ESCOLA ajuda professores em início de carreira e também os mais experientes a refletir sobre a prática (FVC/FVC)

A Fundação Victor Civita lançou seu primeiro livro em parceria com a Editora Nova Fronteira. A publicação, com a marca NOVA ESCOLA, reuniu dicas e orientações de diversos especialistas em Educação divididas em capítulos como Planejamento, Gestão da sala e interação, Inclusão, Avaliação, Indisciplina, Bullying, entre outros. O livro O dia a dia do professor: como se preparar para os desafios da sala de aula serve como um guia para diferentes etapas do trabalho de um educador, com conteúdo de fácil entendimento e informações claras e concisas. Foi editado com base em material da revista NOVA ESCOLA, que ouviu dezenas de pesquisadores, docentes universitários, formadores de professores e, claro, professores que estão em atividade, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Fundação Roberto Marinho, Globo e Abril apoiam Prêmio Educador Nota 10 | 2014

17ª edição do prêmio, celebrada na Sala São Paulo

17ª edição do prêmio, celebrada na Sala São Paulo (FVC/FVC)

Em junho, Globo e Abril anunciaram uma parceria no Prêmio Educador Nota 10. Em uma iniciativa inédita, os dois maiores grupos de comunicação brasileiros se uniram, com suas respectivas fundações, a Fundação Roberto Marinho e da Fundação Victor Civita. A aliança reafirmou o compromisso com a Educação e amplia o potencial de mobilização dos cerca de 2 milhões de educadores do ensino público e privado.

Saiba mais na reportagem do Jornal Nacional: Fundação Roberto Marinho firma parceria no prêmio Educador Nota 10: http://glo.bo/1uUsKsn.

GESTÃO ESCOLAR ganha versão digital e lança site | 2013

Conteúdo para gestores e coordenadores pedagógicos em novas plataformas: revista digital e site exclusivo

Conteúdo para gestores e coordenadores pedagógicos em novas plataformas: revista digital e site exclusivo (FVC/FVC)

A primeira GESTÃO ESCOLAR em versão digital (agosto/setembro 2013) destacou o tema Escola Conectada. A revista, que pode ser lida em computadores e tablets, é repleta de conteúdos extras e recursos multimídia, como vídeos, animações, galerias de fotos e testes.
O site GESTAOESCOLAR.ORG.BR apresenta conteúdos que ajudam os gestores na tarefa de cuidar da administração, da equipe, do espaço e da aprendizagem, entre outros. Diretores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais encontram material relevante, como exemplos bem sucedidos de gestão, projetos institucionais, artigos acadêmicos e quatro blogs que colaboram para reflexão sobre o dia a dia dos gestores.

Victor Civita assume a presidência da FVC | 2013

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Após a morte de seu pai, Victor Civita Neto assume como presidente da Fundação Victor Civita, tendo como missão dar continuidade às suas contribuições pela melhoria da qualidade da Educação brasileira.

Morre Roberto Civita | Maio, 2013

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Em 26 de maio de 2017, aos 76 anos, em consequência de complicações no tratamento para correção de um aneurisma abdominal, morre o presidente da FVC. Dr. Roberto, ou RC, como era conhecido, esteve à frente do Grupo Abril por quase 30 anos. Ele viveu e trabalhou em prol da liberdade de expressão e da qualidade editorial, e em função do aperfeiçoamento da Educação que, para ele, era fundamental tanto para o progresso individual quanto para o desenvolvimento do país. À frente da Fundação Victor Civita desde a morte do pai, em 1990, ganhou reconhecimento internacional, em 2011, com o Education Leadership Award, prêmio concedido pelo Worldfund a empresários que tiveram destaque por sua contribuição para a Educação na América Latina.

Cursos Online NOVA ESCOLA de Matemática | 2013

Quase 1000 educadores foram puderam aprimorar suas práticas com os cursos online NOVA ESCOLA

Quase 1000 educadores foram puderam aprimorar suas práticas com os cursos online NOVA ESCOLA (FVC/FVC)

No primeiro semestre de 2013, a FVC realizou os três últimos pilotos dos cursos online de fomento à leitura, projeto que teve o apoio da fundação Itaú Social. Paralelamente, com o apoio do Instituto Jaime Câmara e da Fundação Bradesco, iniciou os pilotos dos cursos online de Didáticas da matemática. Ao longo de 2013, 954 educadores de 25 estados brasileiros participaram dos cursos piloto. Ao todo, 52 municípios foram impactados pela formação online.

A revista NOVA ESCOLA ganha versão digital mensal | 2013

A revista digital pode ser baixada em computadores e tablets

A revista digital pode ser baixada em computadores e tablets (FVC/FVC)

Em 2013, os educadores passaram a contar com a edição digital da revista NOVA ESCOLA, com navegação interativa e diversos conteúdos extras e recursos multimídia como: planos de aula, vídeos, galerias de fotos e links para artigos acadêmicos e textos complementares. A publicação pode ser encontrada para tablets e computadores no Iba, Google Play e Apple Store.

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 completa 15 anos | 2012

Os premiados, 10 professores e uma gestora escolar, em cerimônia na Sala São Paulo

Os premiados, 10 professores e uma gestora escolar, em cerimônia na Sala São Paulo (FVC/FVC)

Em 2012, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 celebrou seus 15 anos de existência. Nesse período, selecionou como vencedores mais de 150 educadores e entregou aproximadamente 1,6 milhão em prêmios. É a premiação recordista em número de inscrições de toda América Latina, ultrapassando a marca de 46 mil participantes em sua história. Na edição de 2012, foram recebidas cerca de 2500 inscrições vindas de todas as regiões do país. Os vencedores, 10 professores e uma diretora, formaram um retrato da Educação brasileira naquele ano.

Cursos Online de Leitura NOVA ESCOLA | 2012

Página inicial dos cursos online de Leitura, patrocinados pela Fundação Itaú Social

Página inicial dos cursos online de Leitura, patrocinados pela Fundação Itaú Social (FVC/FVC)

Em parceria com a Fundação Itaú Social, a FVC disponibiliza cursos de formação a distância com objetivo de oferecer conhecimento aprofundado nas didáticas específicas a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos formadores das redes públicas e particulares de ensino. Os cursos são acompanhados por especialistas e apresentam atividades voltadas para a reflexão da prática nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Na área de didáticas de leitura há 7 cursos para turmas de 50 participantes.

Lançamento das primeiras edições digitais | 2012

A reedição de Grandes Pensadores em formato digital e o Guia de Tecnologia na Educação

A reedição de Grandes Pensadores em formato digital e o Guia de Tecnologia na Educação (FVC/FVC)

Em formato digital, disponível para leitura em computadores e tablets, a marca NOVA ESCOLA lançou Grandes Pensadores, reedição de um sucesso de vendas na edição impressa e o Guia de Tecnologia na Educação, que ganhou versão impressa e digital. Com objetivo de mostrar o cenário do uso da tecnologia e as melhores práticas para gestores e professores, o guia também abordou a visão do aluno e sugestões de como utilizar recursos digitais nas várias disciplinas. A publicação incluiu 22 depoimentos de educadores que alcançaram bons resultados em sala de aula ou na escola, a opinião e as dicas de 20 especialistas e sugestões de 40 ferramentas gratuitas para todas as disciplinas.

Lançamento do 1º curso online da FVC | Outubro, 2009

Alguns cursos online do programa Matemática é D+!

Alguns cursos online do programa Matemática é D+! (FVC/FVC)

Com o sucesso do projeto Matemática É D+, a Fundação Victor Civita transformou seu programa de formação em cursos online abertos a professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I interessados na Didática da Matemática. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a FVC (responsável pela produção de conteúdos) com a já consolidada tecnologia de ensino à distância do Instituto Ayrton Senna.

É lançada a revista GESTÃO ESCOLAR| Abril, 2009

Primeiras capas da revista GESTÃO ESCOLAR, voltada para coordenadores pedagógicos e diretores escolares

Primeiras capas da revista GESTÃO ESCOLAR, voltada para coordenadores pedagógicos e diretores escolares (FVC/FVC)

Desde seu primeiro número, NOVA ESCOLA sempre trouxe informações sobre como melhorar a atuação de coordenadores pedagógicos e diretores escolares. Entretanto, havia a necessidade de uma publicação totalmente voltada aos gestores e que trouxesse periodicamente informações úteis para seu dia a dia. Para cumprir esse objetivo, a Fundação Victor Civita lançou GESTÃO ESCOLAR. A publicação já nasceu como a segunda maior revista de Educação do país (NOVA ESCOLA é a primeira) e hoje contribui para o aperfeiçoamento do trabalho desses profissionais, essenciais para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas brasileiras.

Criação da área de Estudos e Pesquisas Educacionais | 2009

A área de Estudos e Pesquisas Educacionais tem como objetivo gerar recomendações práticas e aplicáveis às escolas e redes de ensino brasileiras.

A área de Estudos e Pesquisas Educacionais tem como objetivo gerar recomendações práticas e aplicáveis às escolas e redes de ensino brasileiras. (FVC/FVC)

Conhecer a realidade da Educação brasileira é o primeiro passo para transformá-la. Pensando nisso, a Fundação Victor Civita criou uma área especialmente voltada às pesquisas que ajudassem nessa missão. Com uma agenda própria de investigações a respeito dos temas mais desafiadores da Educação Básica, conduzidas em parceria com instituições e pesquisadores de referência, a área de Estudos e Pesquisas Educacionais tem como objetivo gerar recomendações práticas e aplicáveis às escolas e redes de ensino brasileiras. Os resultados das investigações se transformam em um livro que reúne artigos acadêmicos dos estudos e que são entregues gratuitamente às universidades públicas brasileiras.

A área de Estudos e Pesquisas foi encerrada em 2016.

Lançamento de boletins sobre Educação nas rádios | Maio, 2008

As informações sobre Educação presentes em NOVA ESCOLA passam a ser veiculadas também nas rádios Bandeirantes e Cultura

As informações sobre Educação presentes em NOVA ESCOLA passam a ser veiculadas também nas rádios Bandeirantes e Cultura (FVC/FVC)

Com o objetivo de levar a um público ainda mais amplo a discussão inteligente sobre os temas relacionados ao ensino e à aprendizagem e ampliar o debate sobre Educação no país, a Fundação Victor Civita passou a gerar boletins de rádio. Eles são produzidos pela redação de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR e são veiculados diariamente na Rádio Bandeirantes e às terças e quintas nas rádios Cultura Brasil e Cultura FM. Os boletins são Momento da Educação, na Rádio Cultura FM, e Educação em Pauta, na Rádio Bandeirantes FM, e trazem notícias e análises sobre Educação.

Semana de Educação | 2007

O francês Gérard Vergnaud, um dos maiores especialistas em didática da matemática, conversa com o público na Semana de Educação

O francês Gérard Vergnaud, um dos maiores especialistas em didática da matemática, conversa com o público na Semana de Educação (FVC/FVC)

A lista de boas práticas gerada pela seleção dos melhores professores brasileiros no Prêmio Victor Civita ganha um considerável reforço com a criação da Semana da Educação. O evento, de realização anual e aberto ao público, trouxe ao Brasil alguns dos maiores especialistas em Educação do mundo, como Emilia Ferreiro e Delia Lerner. O objetivo era colaborar para a formação docente por meio da apresentação de novidades nas didáticas de cada disciplina, a discussão de temas da gestão escolar e a apresentação de resultados de pesquisas sobre a situação da Educação no país.

Programa Profissão Professor | Fevereiro, 2007

O programa Profissão Professor mostrava as boas práticas reveladas pelo Prêmio Victor Civita para os professores de todo o país.

O programa Profissão Professor mostrava as boas práticas reveladas pelo Prêmio Victor Civita para os professores de todo o país. (FVC/FVC)

Com o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, um rico material sobre práticas pedagógicas eficientes foi reunido. Era preciso fazer com que mais pessoas conhecessem esses trabalhos e se inspirassem para melhorar suas próprias aulas. A Fundação Victor Civita, em parceria com a TV Cultura, produziu a série Profissão Professor. Os programas detalhavam os trabalhos feitos pelos vencedores do Prêmio e foram transmitidos semanalmente, aos sábados pela manhã, na TV Cultura, até 2010.

Lançamento do projeto Letras de Luz | 2007

Publicação mostra as atividades do projeto que une leitura e teatro nas escolas de 84 municípios brasileiros

Publicação mostra as atividades do projeto que une leitura e teatro nas escolas de 84 municípios brasileiros (FVC/FVC)

Projeto de fomento à leitura realizado com patrocínio da EDP Energias do Brasil, o Letras de Luz durou de 2007 a 2010. Ao longo de seus quatro anos de história, 84 municípios participaram do projeto e aproximadamente 56,5 mil livros foram doados para complementação do acervo das bibliotecas públicas e escolares. Foram realizadas mais de 480 oficinas de leitura e cerca de 850 apresentações teatrais. Cerca de 6 mil pessoas participaram diretamente do projeto e mais de 550 mil foram beneficiadas pelo desdobramento das ações.

Início do projeto Matemática É D+ | Outubro, 2006

Priscila Monteiro, formadora do projeto Matemática é D+, ensinando problemas com frações

Priscila Monteiro, formadora do projeto Matemática é D+, ensinando problemas com frações (FVC/FVC)

Duas escolas públicas batizadas com o nome Victor Civita, uma da rede municipal de São Paulo e outra da rede estadual em Guarulhos, tiveram resultados desanimadores na Prova Brasil, a principal avaliação de aprendizagem da Educação Básica. A Fundação Victor Civita entendeu que deveria retribuir a homenagem que haviam feito ao seu fundador com um programa de formação que ajudasse os gestores e professores dessas escolas a melhorar suas práticas e, consequentemente, os resultados dessas avaliações. Nascia assim o projeto Matemática É D+, de capacitação de professores para o ensino de Matemática. Os conteúdos desta formação foram compartilhados com um público maior por meio de relatórios, vídeos, matérias, edições especiais no site e na Revista NOVA ESCOLA. Com isso, milhares de professores de norte a sul do país puderam aprender mais sobre melhores práticas em matemática.

Início do Projeto Entorno | Fevereiro, 2006

Funcionário voluntário do Projeto Entorno lê para alunos de escola pública próxima à Editora Abril

Funcionário voluntário do Projeto Entorno lê para alunos de escola pública próxima à Editora Abril (FVC/FVC)

O Projeto Entorno nasceu com o objetivo de fomentar a leitura por meio de ações educacionais e culturais envolvendo voluntários da Abril em escolas de Educação Infantil e Fundamental I que ficavam na Freguesia do Ó e no Butantã. Os funcionários que se voluntariavam para participar de rodas de leitura com os alunos, recebiam capacitação por meio de palestras e workshops. Paralelamente, a Fundação Victor Civita promovia a formação de coordenadores e diretores das 16 escolas das Diretorias Regionais de Ensino da Freguesia do Ó e do Butantã, localizadas no entorno dos edifícios do Grupo Abril, que recebiam ainda acervos literários de qualidade. Em sua 1ª fase, o projeto beneficiou mais de 3.600 crianças.

Em 2010, com o impacto do Projeto Entorno nas escolas atingidas pela inciativa, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo decidiu ampliar as ações do projeto, tornando-o política pública. Os encontros de formação promovidos pela Fundação Victor Civita contavam com a participação do Formador Local, do Orientador de Sala de Leitura e do Supervisor das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) do município de São Paulo. Esses, por sua vez, tornaram-se os responsáveis por formar os gestores das Unidades Escolares de suas respectivas regiões. Em dois anos, os projetos institucionais de leitura foram colocados em prática pelos professores em cerca de 900 escolas.

Conheça mais sobre o Projeto assistindo os vídeos:

Coleção Ofício de Professor Fundamental I | 2002

Coleção Ofício de Professor – Aprender Mais para Ensinar Melhor (1ª a 4ª série)

Coleção Ofício de Professor – Aprender Mais para Ensinar Melhor (1ª a 4ª série) (FVC/FVC)

Para ajudar os professores a se situar num universo cada vez mais complexo e tecnológico, a FVC lança a coleção Ofício de Professor – Aprender Mais para Ensinar Melhor, estruturada como um tipo de curso a distância focado nas necessidades dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do material era aperfeiçoar a formação docente, ampliar seus conhecimentos e desenvolver uma visão crítica sobre temas polêmicos e atuais. Formada por nove volumes reunidos em uma caixa e vendida a preço de custo em bancas e livrarias, a coleção foi elaborada pelos maiores especialistas em Educação do Brasil.

Coleção Ofício de Professor – Aprender Mais para Ensinar Melhor (5ª a 8ª série)

Coleção Ofício de Professor – Aprender Mais para Ensinar Melhor (5ª a 8ª série) (FVC/FVC)

Com o sucesso da coleção Ofício de Professor – Aprender Mais para Ensinar Melhor para professores das series iniciais foi tanto que a Fundação Victor Civita resolveu criar um novo curso, em 2015, dessa vez voltado aos professores do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série). Foram cinco volumes elaborados por um time de renomados especialistas.

Campanha Bom Professor, Brasil Melhor | Julho, 2001

Um dos anúncios encartados nas maiores revistas brasileiras mostrava o jogador de futebol Pelé ao lado de um dos professores de sua infância

Um dos anúncios encartados nas maiores revistas brasileiras mostrava o jogador de futebol Pelé ao lado de um dos professores de sua infância (FVC/FVC)

A qualidade precária da Educação brasileira no começo do século 21 levou a uma visão extremamente negativa sobre a profissão docente. Para ajudar a mudar essa imagem, a Fundação Victor Civita criou a campanha Bom Professor, Brasil Melhor. O objetivo dos anúncios, que foram publicados nas grandes revistas de circulação nacional, era contribuir para a atratividade da carreira. As peças traziam celebridades (como os apresentadores Jô Soares e Marília Gabriela e o ator Paulo Betti) ao lado de mestres que lhes ensinaram as maiores lições. Repleta de depoimentos emocionantes, a campanha fez muito sucesso.

Primeira edição do Prêmio Victor Civita | Outubro, 1998

Reportagem de NOVA ESCOLA exibe os primeiros vencedores do PRÊMIO VICTOR CIVITA – Professor Nota 10

Reportagem de NOVA ESCOLA exibe os primeiros vencedores do PRÊMIO VICTOR CIVITA – Professor Nota 10 (FVC/FVC)

Garantir Educação de qualidade está intimamente ligado à valorização da profissão docente, que, já nos anos 1990, se mostrava pouco atrativa para os jovens e pouco reconhecida pela sociedade. O Prêmio Victor Civita – Professor Nota 10 (que anos depois mudaria para Educador Nota 10 e incluiria os gestores escolares) foi criado para identificar e valorizar professores que adotam práticas exemplares em sala de aula. Práticas que depois ganham destaque na revista e no site de NOVA ESCOLA, levando as melhores experiências a todas as regiões do país. Hoje, o Prêmio é considerado a maior celebração de Educação da América Latina. Em suas 17 edições, já foram distribuídos mais de 2,2 milhões de reais em prêmios para 190 professores.

NOVAESCOLA.ORG.BR estreia na internet | Março, 1998

Na foto, um registro histórico do primeiro desenho do site de NOVA ESCOLA

Na foto, um registro histórico do primeiro desenho do site de NOVA ESCOLA (FVC/FVC)

A internet começava a ganhar força no Brasil e os primeiros computadores chegavam às escolas. Acompanhando esse avanço, NOVA ESCOLA lança sua versão digital. Em novaescola.org.br os professores passaram a ter acesso a todo o conteúdo impresso da revista, além de encontrarem um espaço de debate sobre as questões pedagógicas. Com o tempo, o site cresceu para abarcar vídeos, jogos, testes, infográficos e todo tipo de conteúdo multimídia. Hoje é considerado o maior banco de dados sobre a prática pedagógica do país, reunindo mais de 2 mil planos de aula (para todos os segmentos e disciplinas), além de milhares de reportagens e entrevistas.

Lançamento de VEJA NA SALA DE AULA | Março, 1998

Primeiros exemplares de VEJA na Sala de Aula, publicação que une as reportagens informativas da revista aos conteúdos curriculares do Ensino Médio

Primeiros exemplares de VEJA na Sala de Aula, publicação que une as reportagens informativas da revista aos conteúdos curriculares do Ensino Médio (FVC/FVC)

Desde o fim da publicação da revista SALA DE AULA, os professores do Ensino Médio não contavam com uma publicação que os ajudasse na missão de educar os adolescentes. Um acordo entre a Fundação Victor Civita e a revista VEJA começou a suprir um pouco da demanda por essas informações: nascia VEJA Na Sala de Aula (inciativa que perdura até hoje, atualmente em versão online http://www.vejanasaladeaula.com.br). Um editorial de VEJA anunciava: “O objetivo da publicação é transformar a notícia em matéria didática, fornecendo um novo instrumento de ensino e aprendizado a milhares de estudantes e professores no país inteiro”. Hoje, seus planos de aula recebem 1,5 milhão de visualizações no site de NOVA ESCOLA.

Morre Victor Civita | Agosto, 1990

Capa da revista Veja publicada logo após a morte de Victor Civita. A reportagem apresentava o legado do empresário

Capa da revista Veja publicada logo após a morte de Victor Civita. A reportagem apresentava o legado do empresário (FVC/FVC)

Vítima de um enfarto, Victor Civita morreu em 24 de agosto de 1990, em São Paulo. Em um dos bilhetes que deixou aos filhos contendo seus desejos póstumos, escreveu que todo o dinheiro de que dispunha, em contas bancárias, ações ou propriedades pessoais, deveria reverter para a Fundação. Aos filhos, que já tinham as empresas, não caberia um centavo. “Se vocês não conseguirem viver das empresas que possuem, não as merecem”, decretou. Sua esposa Sylvana fez um adendo ao mesmo texto explicando que a ordem de destinar os bens pessoais à Fundação incluía suas joias.

Lançamento da revista SALA DE AULA | Abril, 1988

Primeiro número da revista SALA DE AULA, voltada aos professores do Ensino Médio

Primeiro número da revista SALA DE AULA, voltada aos professores do Ensino Médio (FVC/FVC)

O sucesso de NOVA ESCOLA com professores do 1º grau (atual ensino fundamental) motivou a criação de uma publicação para a etapa de ensino seguinte, o 2º grau (atual ensino médio). Assim nasceu SALA DE AULA, uma revista com a intenção de contribuir para as transformações e inovações que, já naquela época, eram urgentes para esse nível de escolarização. Prejudicada pelas crises econômicas da era Collor, SALA DE AULA não decolou: a última edição foi às bancas em dezembro de 1990. Oito anos depois, a FVC voltaria a contemplar o Ensino Médio com outra publicação (Link para VEJA na Sala de Aula).

Primeiro pôster didático em NOVA ESCOLA | Abril, 1987

Primeiro pôster encartado com NOVA ESCOLA falava sobre as Cobras Venenosas do Brasil, uma parceria da revista com o Ministério da Saúde

Primeiro pôster encartado com NOVA ESCOLA falava sobre as Cobras Venenosas do Brasil, uma parceria da revista com o Ministério da Saúde (FVC/FVC)

Em pouco tempo, NOVA ESCOLA já chegava à maioria das cidades brasileiras e era respeitada por seu conteúdo. O Governo Federal começou a perceber que a revista era um ótimo canal de comunicação com a população brasileira e que era possível atingir um número enorme de famílias. Em 1987, uma parceria com o Ministério da Saúde entregou gratuitamente mais de 290 mil pôsteres sobre Cobras Venenosas do Brasil. Na revista, uma reportagem ensinava os professores a trabalhar o tema com seus alunos. O ministério estava em campanha para reduzir o número de mortes por animais peçonhentos e a ação foi um sucesso. Nos anos seguintes, mais de 50 diferentes pôsteres foram produzidos em parceria com outros ministérios e com instituições, totalizando mais de 25 milhões de impressões. Eles tratavam de assuntos variados, como saúde, ciências, astronomia, cartografia e Educação para o trânsito.

Lançamento da revista NOVA ESCOLA | Março, 1986

Antes de NOVA ESCOLA, a editora Abril lançou dois títulos voltados aos professores: Escola, em 1972, e Professora Querida, em 1983. As imagens mostram a primeira capa dos dois títulos e o primeiro exemplar de NOVA ESCOLA, de 1986

Antes de NOVA ESCOLA, a editora Abril lançou dois títulos voltados aos professores: Escola, em 1972, e Professora Querida, em 1983. As imagens mostram a primeira capa dos dois títulos e o primeiro exemplar de NOVA ESCOLA, de 1986 (FVC/FVC)

Victor sonhava já há algum tempo em criar uma revista que chegasse a todos os professores brasileiros e que os ajudassem na tarefa de educar. A Editora Abril havia tentado lançar dois títulos com esse foco (Escola, em 1972, e Professora Querida, em 1983), mas as publicações davam prejuízo e foram descontinuadas com poucas edições. Com NOVA ESCOLA foi diferente. Na edição de lançamento, Victor Civita apresentou em editorial os objetivos que inspiraram a publicação: “Fornecer à professora informações necessárias a um melhor desempenho de seu trabalho; valorizá-la; resgatar seu prestígio e liderança junto à comunidade; integrá-la ao processo de mudança que ora se verifica no país; e propiciar uma troca de experiências e conhecimentos entre todas as professoras brasileiras de 1º grau”. Um acordo com o Ministério da Educação fez com que as 220 mil escolas públicas de 1º grau (como eram chamada na época) que existiam no país recebessem as edições da revista. O valor de capa – Cr$ 12.000, algo em torno de 6 reais, em valores corrigidos – era o preço de custo, como ocorre ainda hoje.

Criação da Fundação Victor Civita | Setembro, 1985

Victor Civita assinando a constituição da Fundação Victor Civita, com a presença de José Mindlin (à esquerda)

Victor Civita assinando a constituição da Fundação Victor Civita, com a presença de José Mindlin (à esquerda) (FVC/FVC)

Victor Civita era um dos maiores empresários do país. Nascido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e filho de italianos, ele fundou em 1950 a maior grupo editorial do Brasil, a Editora Abril. Em 1985, com 78 anos de idade e já realizado profissionalmente, “seu” Victor, como era conhecido pelos funcionários da empresa, queria de alguma forma retribuir aos brasileiros tudo que tinha conquistado por aqui. Para ele “um povo educado é um povo rico, e um povo forte, pois sabe produzir e prosperar”. Movido por esse propósito e querendo lutar por um país onde não faltassem escolas, bons professores, incentivo ao trabalho docente e materiais de apoio às práticas pedagógicas, o empresário resolveu criar uma fundação privada de direito público focada na melhoria da Educação. Nascia assim a Fundação Victor Civita, entidade sem fins lucrativos, mantida pela família Civita.