Logotipo Created with Sketch.
Educador Nota 10

Veja aqui a Academia de Selecionadores do Prêmio Educador Nota 10 – 2018

Conheça o time de especialistas que participa do processo de seleção do maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira.

Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Educador Nota 10 passam pelo olhar criterioso de pelo menos dois dos 24 selecionadores, que analisam os projetos ao longo de um mês. Entre os selecionadores, especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação e formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além da leitura dos trabalhos, são realizadas entrevistas com os educadores e solicitações de material para a comprovação dos avanços de aprendizagem em sua escola.

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Coordenação Pedagógica: Luciana Hubner

Diretora do Colégio Anglo 21, assumiu a escola com o desafio e a responsabilidade de construir e implementar um projeto de escola de excelência e construir o projeto curricular de Educação Infantil ao Ensino Médio.

Bióloga, atuou como professora em todas etapas do Ensino Básico na rede pública e particular e conduziu ações e programas de formação para professores e gestores de rede pública e privada. Foi membro das equipes de elaboração e implementação de programas de formação para a Secretaria Estadual e Municipal de Educação de São Paulo, nos programas Ler e Escrever e Letra e Vida, e para o Ministério da Educação (MEC), nos programas TV Escola, Escola Ativa, Parâmetros em Ação e Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Elaborou diretrizes e orientações curriculares para prefeituras e o documento oficial Orientação Curricular de Ciências para Educação Infantil, na área de ciências da natureza da Secretaria Municipal de São Paulo.
Membro parte da equipe de selecionadores do Prêmio Educador Nota Dez, desde 2006, e de outros prêmios de educação, como o Prêmio de Educação Científica da Shell, e Respostas para o Amanhã, da Samsung. Desde 2015, é coordenadora pedagógica do Prêmio Educador Nota 10.

Educar é aprender e o aprendizado jamais é concluído, um saber sempre se abre e motiva outros saberes. Aprender é reincidir, retornar, renovar, reinventar, recomeçar.

Andréa Luize

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino Fundamental I

Coordenadora pedagógica do Instituto Vera Cruz, onde também é professora do curso de graduação em Pedagogia e da especialização em Gestão e Formação em Educação Infantil. Em outra frente de atuação, coordena o projeto Toda Criança Pode Aprender, mantido pela ONG Laboratório de Educação.

Atuou como professora de Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I por cerca de 20 anos, sendo boa parte desse período na Escola da Vila, em São Paulo, onde também coordenou a área de práticas de linguagem desses dois segmentos e o curso de Especialização em Alfabetização, no qual foi professora. Ainda pelo Centro de Formação da Escola da Vila atuou em inúmeras ações formativas com foco na didática de ensino da língua. Participou de viagens pedagógicas internacionais organizadas pelo mesmo Centro, assistindo a cursos, seminários e palestras com especialistas em didática da Argentina e do México.

Andréa é mestre em Educação e Linguagem e graduada em Pedagogia, ambos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Tem artigos publicados em livros (como na obra Textos em contextos: reflexões sobre o ensino da língua escrita, organizado por Silvia Colello) e em revistas, sendo o último deles pela Revista Veras, intitulado “A linguagem escrita na Educação Infantil: uma análise sobre as práticas de leitura”.

“A formação de leitores e escritores é uma obrigação da escola básica, mas que está longe de ser efetivamente conquistada. Não há um começo e tampouco um fim para esta formação tão ampla e complexa – de modo que permita a atuação competente dos sujeitos ao lidar com diferentes propósitos comunicativos. Além disso, leitores e escritores competentes alcançam níveis mais elevados de pensamento, de olhar crítico, abrindo novas portas para sua atuação social. Por essas razões, a leitura e a escrita merecem investimento diário e sistemático em todos os segmentos da escolaridade, desde a Educação Infantil.”

Antonia Terra de Calazans Fernandes

<span>–</span>

(Renato Pizutti/FVC)

Selecionadora de HISTÓRIA

Ensinos Fundamental I e II

Coautora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de História e das Orientações Curriculares de História da Prefeitura de São Paulo, Antonia ministrou aulas na escola pública, atuou em projetos de formação de professores e foi autora de materiais didáticos. Hoje ministra disciplinas de Ensino de História na Universidade de São Paulo e é pesquisadora de temas como “Ensino de História” e “História de livros didáticos”. Formou-se em licenciatura e bacharelado e é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e doutora em História Social pelo Departamento de História/FFLCH/USP.

“Os professores têm papel fundamental na sociedade contemporânea e poucas vezes têm chance de dar visibilidade à complexidade de seu trabalho. O Prêmio Educador Nota 10 cria a possibilidade para educadores, que assumem diferentes responsabilidades dentro da escola, organizarem e compartilharem suas melhores experiências, expondo seus compromissos políticos, sociais, éticos e profissionais.”

Antonio José Lopes Bigode

Selecionador de MATEMÁTICA

Ensino Médio

Professor e pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM), é especialista em metodologia, currículo e avaliação. Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona ​na Catalunha, Espanha; é professor visitante do IME-USP, e pós-doutor na Unicsul; foi consultor do Ministério da Educação (MEC) em vários programas como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e membro da equipe que desenhou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desenvolveu o caderno especial que trata da relação da Matemática com o cotidiano e com os outros campos do saber. É consultor curricular e de metodologia de Secretarias de Estaduais e Municipais de Educação, além de fundações e institutos e de escolas privadas. Autor de coleções de didáticos ​e paradidáticos e livros de Metodologia da Matemática, Bigode venceu um Prêmio Jabuti na categoria livros didáticos em 2006. É autor e apresentado​r​ da série Matemática em Toda Parte da TV Escola/MEC, em parceria com a UNESCO.

Claudio Bazzoni

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionador de LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino Médio

Coordenador do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do mesmo curso, no Colégio Santa Cruz, em São Paulo. Foi professor do curso de pós-graduação Docência em Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ensino Vera Cruz e do curso de pós-graduação Alfabetização e Letramento, do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP.

Trabalhou como assessor pedagógico no Programa Ler e Escrever da Secretaria Municipal de Educação. Ministrou inúmeros cursos de formação de professores e participou de diversas bancas de defesa de mestrado e doutorado.

É autor da Proposta Curricular 2° segmento do Ensino Fundamental 5ª a 8ª série de Educação de Jovens e Adultos, MEC. Também é autor dos volumes de Língua Portuguesa da Coleção Viver, Aprender 2° segmento do Ensino Fundamental para a Educação de Jovens e Adultos e do material didático do Projeto 77 Escolas (SME – SP).

Concluiu bacharelado e licenciatura em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista do programa de Formación de Profesores Iberoamericanos, do Ministerio de Educación de España e professor assistente da University of South Carolina, EUA. Em 2006, ganhou o prêmio Produção Acadêmica Premiada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, conferido à sua tese de Doutorado “A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón – El divino Orfeo, Andrômeda y Perseo”, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana

“Ler e analisar práticas pedagógicas de ensino da língua portuguesa que ocorrem em salas de aula do Brasil inteiro é uma experiência das mais enriquecedoras. Confirma a importância da educação na afirmação, construção e reconstrução de identidades; a necessidade de educadores que trabalham para tornar ato o elo que deve existir entre conhecimentos e aluno.”

Cristian Annunciato

Selecionador de Ciências

Ensinos Fundamental I

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo com Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa Inteunidades (IFUSP-FEUSP-IQUSP). Atuou nos últimos 16 anos como autor, pesquisador e coordenador no desenvolvimento de material investigativo-experimental para o ensino de Ciências, elaboração de livros didáticos e formação de professores nas empresas Sangari do Brasil, Abramundo e Experimenta – Educação em Ciências. Participou da elaboração, produção e apresentação do quadro de Ciências no programa de televisão “Encontro com Fátima Bernardes”. Atualmente, é professor de Ciências na Escola Lourenço Castanho e está iniciando o doutorado pelo Programa Interunidades (IFUSP-FEUSP-IQUSP-IBUSP).

Participar do Prêmio Educador Nota 10 é uma grande honra. Conhecer e divulgar as propostas de ensino desenvolvidas por professores que conhecem a realidade de seus alunos, de lugares diferentes do nosso país, e que buscam despertar o interesse e o espírito científico para a vida é algo único.

Dayse Gonçalves

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de EDUCAÇÃO INFANTIL 

PRÉ-ESCOLA

Orientadora Pedagógica na Escola Carlitos desde 2014, é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Escola da Vila, como Coordenadora Pedagógica, e também como formadora no Centro de Formação da Escola da Vila. Desde 2013 é integrante do grupo do Destaques Emília, da Revista Emília, atuando como avaliadora de livros infantis e juvenis. Em 2016 atuou como professora no curso de pós-graduação Crianças, Livros e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, do Instituto Vera Cruz.

“O Prêmio Educador Nota 10 se propõe a dar o devido reconhecimento a práticas de ensino de qualidade e que têm potencial de serem replicadas. Portanto, ao difundi-las, contribui para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras.”

Fernando Isao Kawahara

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionador de GESTÃO

COORDENAÇÃO e ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Atua na formação de professores e na formação de formadores, pensando em um espaço pedagógico abrangente e acolhedor, em que todos aprendam e possam ampliar sua humanidade. É professor, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (UNG). Contou e ainda conta suas histórias em salas de aulas do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. Realizou um mestrado em Educação (USP) e estendeu seu percurso por vários cargos em equipes gestoras de instituições públicas e privadas, por assessorias em escolas, redes e secretarias, sempre em busca de aprender e ensinar sobre os melhores rumos para a Educação.

Autor de materiais didáticos em várias plataformas e para diferentes níveis de ensino, compreende a Arte, em todas suas facetas, como componente fundamental para potencializar a aprendizagem das pessoas, que são muito mais que suas situações provisórias de estudantes ou educadores em instituições escolares.

“O Prêmio Educador Nota 10 é uma oportunidade única de darmos publicidade a projetos pedagógicos com perspectivas humanistas e humanizadoras, com potentes ações pedagógicas de professores e gestores e com valiosas aprendizagens realizadas por alunos e educadores. Como a História não é a consolidação do passado, mas a possibilidade de pensar futuros e intervir no presente, essa premiação ajuda a iluminar uma Educação que almeja mudanças, que sonha uma sociedade mais democrática, com mais liberdades e maior igualdade.”

Harley Sato

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionador de FÍSICA

Ensino Médio

Harley é professor de Física desde 1995, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. Autor de livros didáticos na mesma disciplina para o Ensino Médio, também elabora materiais para sistemas de ensino. Foi coordenador e diretor pedagógico. É bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É mestrando em formação de formadores na mesma instituição. 

“O que mais impressiona no prêmio são os professores. O que eles são capazes de fazer mostra o quanto são maravilhosos.”

Laura Meloni Nassar

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de LÍNGUA ESTRANGEIRA

Ensinos Fundamental I e II

Graduada e licenciada em Letras, nas habilitações de Inglês e Português, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre na área de Literaturas de Língua Inglesa e Crítica Literária pela mesma universidade. Dedica-se à Educação há dezenove anos, dez deles na sala de aula como professora de Inglês nas séries do Ensino Fundamental II e do Médio. Desde 2010, atua nos bastidores da sala de aula na coordenação pedagógica e educacional dos séries finais do EFII e do EM.

“Educação se faz por meio do intercâmbio da ação e da intenção pensada e refletida. É trabalho feito em conjunto por todos para todos. Há duas décadas, o Prêmio Educador Nota 10 incentiva que professores divulguem e compartilhem suas práticas, alcançando reconhecimento e também crescimento. A apreciação desses trabalhos leva a uma coleta de dados relevantes e a reflexões sobre as práticas e contextos educacionais no nosso País.”

Lilian Marciano

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de MATEMÁTICA

Ensino Fundamental I

Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental I, Lilian é também assessora sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática neste segmento. Além disso, desenvolve ações de formação continuada para professores. Mestranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP), Lilian foi professora de diversas séries de Fundamental I por mais de dez anos em escolas de referencial construtivista em São Paulo.

“Reconheço nas iniciativas do Prêmio Professor nota 10 uma imensa contribuição para a Educação brasileira, especialmente ao identificar e divulgar práticas que podem alimentar a reflexão profissional dos professores em todos os segmentos educativos.”

Manuela Prado

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino Fundamental II

Cursou Letras na Universidade de São Paulo e é professora de Língua Portuguesa há 12 anos. Em 2007, foi coautora do volume 6 da coleção de livros didáticos Para Viver Juntos- Língua Portuguesa, da editora SM. Entre 2007 e 2012, atuou como formadora pelo Centro de Estudos da Escola da Vila, ministrou cursos sobre didática do ensino de Língua Portuguesa e coordenou um projeto de formação de professores em escolas da Rede Estadual de São Paulo. Atualmente, é professora do Colégio Santa Cruz.

“O Prêmio Educador Nota 10 contribui para que a docência possa ser valorizada como uma profissão — e não uma doação voluntária—, que se materializa na prática cotidiana da sala de aula e exige domínio de conhecimentos e habilidades específicas. Parecem características simples, mas o atual cenário da educação brasileira apresenta tantos obstáculos que se torna urgente resgatar aquilo que é essencial para que esse profissional cumpra seus objetivos.”

Marcos Santos Mourão

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionador de EDUCAÇÃO FÍSICA

Ensinos Fundamental I e II

Conhecido como Marcola, o Mestre e especialista em capoeira para crianças é um dos pioneiros no ensino dessa modalidade em escolas da cidade de São Paulo. Formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), atua com formação de professores há mais de vinte anos. Desde 2012, trabalha com propostas do tema corpo e movimento para crianças pequenas, desenvolvendo projetos e metodologias voltadas para a faixa etária de 1 a 3 anos. Dá aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola da Vila.

“A Educação é a resposta para compreender as pessoas, sua vida e suas ações sobre o mundo e o professor tem papel fundamental para facilitar essa compreensão. O Prêmio é muito importante para dar visibilidade aos trabalhos de ótimos educadores e boas ideias para os demais, permitindo que eles melhorem sua prática.”

Maria da Paz Castro (Gunga)

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de INCLUSÃO

Desde 2006, dedica-se às questões da escola inclusiva, assumindo a coordenação do Núcleo de Práticas Inclusivas de uma escola privada de São Paulo, atuando, ao mesmo tempo, como formadora de educadores nesta área em São Paulo e diversas cidades e estados do Brasil. Atualmente, tem seu foco de trabalho na formação de professores na área de Inclusão, realizando supervisão e assessoria de escolas, e produzindo material e textos voltados ao tema. É também educadora do Instituto Vladimir Herzog/Vlado Educação, atuando no projeto Respeitar é Preciso!, de Educação em Direitos Humanos, na rede municipal de ensino.  Participa de ações formativas no Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida.

É formada no Curso Normal Superior no Instituto Singularidades, de São Paulo, e atuou como professora regente de classes de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental ao longo de 20 anos, ministrando também cursos de formação de professores nas áreas de Alfabetização e Matemática. Atualmente, trabalha também como formadora da área de gestão na Comunidade Educativa CEDAC, participando de ações de formação em diferentes Municípios do Estado de Pernambuco.

“Uma sociedade será justa quando cada uma de suas crianças estiver na escola, e todas puderem contar com as mesmas oportunidades de estudar e se formar.”

Mariângela Bueno

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de HISTÓRIA

Ensino Médio

Assessora da área de Ciências Humanas na Escola Vera Cruz há vinte anos. Nessa função, acompanha o trabalho de professores do 3º ao 9ºano, investindo na formação e no aprimoramento do trabalho em sala de aula. Elabora e supervisiona a produção de materiais didáticos e assessora escolas parceiras da instituição. Coordenou o Projeto Encontros de Leitura – um projeto de formação de voluntários – trabalho que foi finalista no Prêmio Viva Leitura.
Atuou como formadora de professores em escolas particulares, na rede municipal e estadual de São Paulo.
No Colégio Santa Maria, foi professora das séries iniciais, do Programa Educação para Jovens e Adultos. Atuou como orientadora pedagógica e educacional e coordenou o Centro de Estudos Prisma.
Na Callis Editora, foi editora pedagógica e lançou os livros Paula de São Paulo, Pedro, o Independente, O ciclo da Vida, Do Ancestral do Homem ao Homem e Anita Bocadura. Graduada em História e Pedagogia pela PUC de São Paulo.

“Participar como selecionadora do Prêmio Educador Nota 10 é um privilégio e fazer parte dessa academia, tendo interlocutores dessa qualidade é sem dúvida uma vivência formativa. Além do mais, tenho a oportunidade de conhecer educadores de todo o Brasil e reconhecer ações que certamente contribuem para a formação de um país melhor. Iniciativas que reconhecem o valor de educadores são uma forma de investimento na educação.”

Marisa Szpigel

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de ARTE

Ensinos Fundamental I e II

Professora de Arte do Ensino Fundamental 2, na Escola da Vila, trabalha na Beacon School como assessora de Arte do fundamental 1 e 2 e no Museu da Casa Brasileira – MCB, em São Paulo, como orientadora do grupo de estudos Era uma casa muito engraçada.

Desde 1989 trabalha como professora, coordenadora e formadora de Arte em escolas, ONGs e instituições culturais, entre elas, Escola da Vila, Comunidade Educativa – CEDAC, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM e Instituto Moreira Salles – IMS e Instituto Tomie Ohtake. Coordenou o curso de Educação a distancia – Tão Perto Tão Longe – para professores da rede estadual de São Paulo, pela Fundação Bienal de São Paulo. Escreveu artigos para revistas especializadas em Educação, tais como Pátio e Nova Escola.

É formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com Licenciatura Plena em Arte.

“O Prêmio Educador Nota 10 evidencia práticas educativas de todo o Brasil que precisam ser difundidas. A experiência de ler e conhecer projetos de arte que valorizam ações subjetivas é muito enriquecedora para o meu processo com professora e formadora, e com certeza será para outros professores e professoras de Arte de nosso país.”

Maura Gomes Barbosa

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de GESTÃO

DIREÇÃO

Coordenadora Pedagógica na área de Gestão Escolar na Comunidade Educativa CEDAC, desde 2000 Maura é formadora responsável na área de Gestão educacional e Escolar. Consultora da Revista Gestão Escolar, da Associação Nova Escola de 2008 a 2016. Foi coordenadora da rede municipal de Itapetininga/SP (de 1985 a 2000) e assessora dos municípios paulistas de Atibaia, Paraguaçu Paulista, Alumínio, Matão e Mairinque, sempre atuando nas Secretarias de Educação dessas cidades. Formadora de professores, coordenadores pedagógicos, professores e diretores no programa Escola que Vale nos municípios de João Neiva (ES) e Canaã dos Carajás (PA).

Maura foi premiada pela Rede Latinoamericana de Alfabetização, no Primeiro Concurso Brasileiro de Reflexões Documentado em Alfabetização (1993), coordenado por Emília Ferreiro. É coautora dos livros: O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola; Projeto Político Pedagógico – Orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP; Educação Municipal de Qualidade – Princípios de Gestão Estratégica para Secretários e equipes, da Editora Moderna em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC. Foi professora do curso Conselho de Classe, no Centro de Formação da Escola da Vila, em São Paulo (janeiro de 2016), Apresentação e discussão sobre o Guia de Implementação da BNCC – Um guia feito por gestores, para gestores (CONSED, UNDIME, CEDAC) em Teresina (PI), Osasco (SP), Várzea Paulista (SP) em 2018. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga, SP e cursou especialização em Supervisão Escolar e Orientação Escolar na mesma instituição.

“O Prêmio Educador Nota 10 dá visibilidade aos melhores profissionais da educação e seus projetos, que impactam a aprendizagem dos alunos, servem como fonte de inspiração para inúmeros educadores deste país.”

Miruna Kayano

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de ALFABETIZAÇÃO

Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Alfabetização, Miruna deu aulas por mais de dez anos em salas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente é orientadora de turmas de 1ºs,  2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental e formadora pedagógica da equipe de professores da mesma escola, que é referência nacional em Educação construtivista. Seus cursos de formação, na área de Língua Portuguesa, têm foco em alfabetização e produção textual. Entre eles estão: Repensando a reescrita de textos na formação do escritor, O ensino da escrita alfabética e da produção textual com alunos de 4 a 8 anos, Alfabetização na rotina escolar: O que saber? Como encaminhar? e Será que meu aluno pode escrever melhor?.

Miruna foi selecionada para apresentar uma de suas investigações didáticas no Congresso da OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré-escolar, em Buenos Aires, em 2015 e apresentou outro de seus trabalhos didáticos no Congresso Internacional de Leitura e de Escrita, na Costa Rica, em 2017. Participa atualmente do mestrado em Escrita e alfabetização, na Universidade de La Plata, Argentina, dirigido por Mirta Castedo, no qual realiza pesquisa coordenada pela professora mexicana Marina Kriskautsky, especializada em Práticas de Linguagem e Tecnologia.

“É preciso construir, sempre, espaços que valorizem o lugar de professores e professoras como profissionais da educação que decidem, planejam, elaboram, modificam, interpretam, renovam, discutem e articulam a enorme gama de conhecimentos necessários para atuar na modificação do conhecimento de bebês, crianças, jovens e adultos. Para seguirmos acreditando em uma educação melhor é fundamental reconhecermos e valorizarmos o papel dos profissionais responsáveis por isso: professores.”

Paula Zurawski

Selecionadora de EDUCAÇÃO INFANTIL

CRECHE

É professora dos cursos de Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo, e formadora em projetos de capacitação em redes públicas e particulares.

Participou da elaboração do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil na área de Movimento (MEC/SEB 1998) e das Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2008). Convidada pelo Instituto Vladimir Herzog, Maria Paula trabalhou como especialista em Educação Infantil no projeto Respeitar é preciso!, das Secretarias Municipais de Educação e  de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, que implantou a proposta de educação em direitos humanos na rede municipal (2013 – 2015).

Graduada em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, com uma pesquisa sobre teatro infantil e teatro para bebês. Participa desde 1994 do Grupo Furunfunfum, contemplado com o prêmio APCA de melhor autor de teatro infantil em 2004. É assessora pedagógica das temporadas infantis do Teatro Alfa, em São Paulo.

“O Prêmio Educador Nota 10 é um presente também para mim, que, como selecionadora, tenho o privilégio de acompanhar, a cada edição, as transformações e avanços na Educação de todo o país!”

Rafael Palomino

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionador de LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino Fundamental II

Formado em Letras pela UNESP, é doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade. Trabalhou como professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura em colégios de Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, é professor do Ensino Fundamental II no colégio Santa Cruz, em São Paulo.

Rodrigo Mendes da Silveira

<span>–</span>

(arquivo pessoal/FVC)

Selecionador de CIÊNCIAS e BIOLOGIA

Ensino Fundamental II e Médio 

Coordenador pedagógico de Ciências da Natureza do Ensino Médio do Colégio Móbile e professor de Biologia do 1o ano do EM do mesmo colégio, ele ministra aulas de Ecologia, Genética e Evolução. Devido a essa experiência, produziu inúmeras videoaulas abertas disponíveis no YouTube. Na formação continuada de professores, desenvolve temas como metodologias de aprendizagem ativa no ensino das ciências, contextualização, avaliação e motivação dos alunos nas aulas. Rodrigo também é coordenador pedagógico do Ensino Médio das escolas próprias da rede SOMOS, onde realiza um trabalho de formação dos coordenadores pedagógicos dessas unidades escolares. 

Biólogo e mestre em Biologia pela Universidade de São Paulo (IB-USP), escolheu o Ensino de Genética como temática do trabalho de iniciação científica e do mestrado. Foi difusor cultural do Centro de Pesquisa do Genoma Humano e Células-Tronco da USP e autor de cadernos para professores de Biologia da SEESP – São Paulo faz escola da rede pública do estado de São Paulo e de cadernos para professores de Ciências da PMSP – Currículo da Cidade da rede pública municipal de São Paulo. 

“O ensino de Ciências pode ser uma ferramenta muito potente para transformar realidades em um país tão desigual como o nosso. Reconhecer pessoas que desenvolvem essas práticas e divulgar essas ações é uma tarefa muito necessária feita pelo Prêmio Educador Nota 10 e, para mim, é muito gratificante participar dessa iniciativa.”

Rosana Amici Della Rocca

Selecionadora de QUÍMICA

Ensino Médio

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo, é mestre em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Professora de Química e Coordenadora de série do 1ª série do Ensino Médio da Escola Vera Cruzé responsável pela equipe de professores da 1ª série e coordenadora dos projetos interdisciplinares na série e interséries. Na Escola Vera Cruz, participou da implantação do Laboratório de Química e coordenou o núcleo de Projetos Especiais – Projetos no Terceiro Setor e Projetos de Iniciação Científica (de 2003 a 2010).  

Entre 2007 e 2008, atuou como Coordenadora de Ciências no desenvolvimento do material didático do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e foi autora de livros na área de Química para a Sangari do BrasilEm uma parceria entre a USP e a Secretaria de Estado da Educação elaborou o “Módulo 6: A química do carbono”material didático do programa Pró-Universitário da cidade de São Paulo. Foi professora de Metodologia de Ensino de Química / Ciências para alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da USP e professora de Química teórica e experimental do Ensino Médio de diversas instituições particulares de São Paulo, entre elas Colégio São Luís, Escola Logos e Colégio Dante Alighieri. 

“O Prêmio Educador Nota 10 apresenta experiências muito significativas realizadas por professores que, com admirável empenho, se ocupam diretamente da educação de crianças e jovens. O que estas experiências nos revelam é a capacidade humana de romper com a reprodução automática do passado, de criar o novo onde, muitas vezes, nada de novo se esperava.”

Rosaura Soligo

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de GESTÃO

COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, que há muitos anos desenvolve parcerias com Secretarias de Educação do país, sendo os mais abrangentes realizados no município de São Luís do Maranhão (2002 a 2008) e no estado do Acre (desde 2005), dos quais se destacam respectivamente dois programas bastante inovadores: São Luís Te Quero Lendo e Escrevendo e Asinhas da Florestania – este de educação domiciliar, destinado a crianças de 4 e 5 anos residentes em comunidades amazônicas de difícil acesso.

Rosaura foi formadora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na Gestão Paulo Freire, coordenou a Escola Cooperativa, de pais de alunos, na capital paulista e integrou a equipe de consultoria a programas de formação e reorientação curricular do Ministério da Educação (MEC). Lá, seus principais projetos, sempre em coautoria, foram: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I, Referenciais para a Formação de Professores, Programa Parâmetros em Ação e Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), todos de âmbito nacional.

Formada em Psicologia e Pedagogia, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) na mesma universidade. Autora de livros e outras publicações na área da Educação, ela também integra o GLEACE – Grupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita e a BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

“É fundamental divulgar o que fazem aqueles que assumiram o compromisso de realizar inéditos. Conforme nos ensinou Paulo Freire, inédito viável é algo que existe em perspectiva, mas não está dado ainda, e que pode vir a acontecer pela ação de quem assume o risco de superar as adversidades e ir além. O Prêmio Educador Nota 10 traz à luz muitos inéditos concretizados, boas experiências educativas que estão acontecendo no Brasil para garantir a escola que os estudantes merecem. A publicação dos relatos desses educadores é, sem dúvida, uma conquista de toda a categoria profissional.”

Saddo Ag Almouloud

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionador de MATEMÁTICA

Ensino Fundamental II

Foi coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e do curso de especialização em Educação Matemática da mesma instituição. É professor assistente-doutor na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e na Fundação Santo André e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES, do CNPq e bolsista pesquisador do CNPq.

Concluiu o doutorado em Mathematiques et applications na Université de Rennes 1, na França. Entre 1996 e 2016, orientou mais de 100 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de Educação Matemática, participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou e coordena projetos de pesquisa com ênfase na mesma área, tem doze livros publicados, um software e 62 itens de produção técnica (TIC), além de dezenas de artigos e trabalhos publicados em anais de eventos. É selecionador do Prêmio Educador Nota 10 desde 2013.

“O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros.” (provérbio Chinês)

Sueli Angelo Furlan

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Selecionadora de GEOGRAFIA

Ensinos Fundamental I, II e Médio

Docente do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Sueli é co-autora  de currículos de Geografia de redes estaduais e municipais. Autora de livros sobre conservação de florestas tropicais e no campo da Educação Ambiental, é também organizadora dos Atlas Ambientais Municipais da Atina-Educação.

É Mestre e Doutora em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e credenciada nos programas de pós-graduação em Geografia Física e Ciências Ambientais – PROCAM/USP.

“Premiar a prática docente é uma maneira de reconhecer e valorizar profissionais que estudam e desenvolvem seu trabalho pedagógico acreditando nas capacidades de crianças e jovens de transformar suas vidas nos lugares onde vivem.”