Logotipo Created with Sketch.
Educador Nota 10

Conheça aqui a Academia de Jurados – 2019

Conheça o time de especialistas que integra a Academia de Jurados do Prêmio Educador Nota 10 - 2019.

Totalmente independente, a Academia de Jurados é composta por cinco grandes especialistas em Educação. Ela é responsável por eleger o(a) Educador(a) do Ano. Seus membros são permanentes e têm autonomia para indicação no caso de substituição. Hoje, fazem parte da Academia de Jurados Ana Inoue (Instituto Acaia), Anna Helena Altenfelder (CENPEC), Natacha Costa (Associação Cidade Escola Aprendiz) e Tereza Perez (CEDAC).

Pelo segundo ano consecutivo a academia contará com um jurado internacional, Natalia Rosón, representante da Varkey Foundation. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de educação promovido pela Varkey Foundation.

Ana Inoue

<span>–</span>

(Renato Pizzutto/FVC)

Desde 2005, dirige o Centro de Estudar Acaia Sagarana no Instituto Acaia, voltado ao atendimento de alunos da rede pública para que ganhem autonomia de estudo e possam ingressar em boas universidades. Também desenvolve, desde 2006, um trabalho de assessoria e acompanhamento dos projetos de educação financiados pelo Itaú BBA.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), desde 1977 dedica-se a atividades na área educacional. Foi professora, coordenadora e formadora de professores. Coordenou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e trabalhou com várias redes públicas estaduais e municipais como consultora para o Ministério da Educação (MEC). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2015-2017). Atua em diversos conselhos de organizações não governamentais, de fundações e de instituições, como Todos pela Educação, Instituto Natura e Associação Parceiros da Educação.

Anna Helena Altenfelder

Atual Presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), trabalha há mais de quinze anos na organização, tendo atuado como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos.

Pedagoga com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, Anna Helena também é mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora e coordenadora pedagógica do ensino básico e docente de disciplinas e supervisão de estágio em cursos de pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.

Natacha Costa

Natacha Costa é diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Psicóloga formada e licenciada pela PUC-SP, Natacha participa ativamente da construção das agendas de Educação Integral, Inovação na Educação e Exclusão Escolar no país atuando em conselhos e comitês relacionados a estes temas nos últimos anos. Em 2007, Natacha compôs o Grupo de Trabalho nacional que formulou o Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Em 2012 e 2013, compôs o prejuri do premio WISE de Inovação em Educação da Fundação Qatar e o comitê técnico do Premio Itaú Unicef. Entre 2013 e 2015, fez parte da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC e do Grupo de Trabalho Nacional da Iniciativa pela Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação. 

Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do UNICEF, do Movimento de Inovação na Educação e do Conselho Consultivo do Núcleo de Projeto e Pesquisa em Cultura, Cidade, Gênero e Primeira Infância do Instituto Brasiliana/Universidade Mackenzie. Além disso, faz parte do Programa Líderes Transformadores da Educação da Fundação SM que reúne educadores de 9 países da América Latina e Espanha e compõe a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadoras no Brasil (Ashoka/Alana).

Natalia Rosón

Formada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pós-graduação em Gestão de organizações sem fins lucrativos pela Universidade de San Andrés (UdeSA). Professora de Ensino Fundamental, trabalhou em escolas públicas e privadas. Foi também gestora escolar por vários anos.

Desde 2006 trabalha em organizações sem fins lucrativos engajadas com Educação. Em 2014 compôs o júri do prêmio “Comunidad a la Educación” da Fundação La Nación. Atualmente faz parte do Programa de Liderança e Inovação educacional da Fundação Varkey Argentina, treinando professores e gestores de escolas públicas da província de Buenos Aires.

Tereza Perez

Tereza Perez é diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC e lidera diversas iniciativas voltadas para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas redes públicas brasileiras. Nesses 22 anos de atuação da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza esteve à frente de projetos e programas de formação continuada que envolveram aproximadamente milhares de educadores em mais de 300 municípios. Pedagoga de formação, começou a carreira como professora e depois orientadora pedagógica e no final dos anos 90 foi chamada a compor a equipe que elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Voltando à sua atuação mais recente, ´participou, como coautora e coordenadora, de publicações voltadas à sistematização de conhecimentos sobre políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas, tais como Ensinar: tarefa para profissionais; Livro do Diretor – espaços e pessoas; Projeto Político-Pedagógico: orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP; Educação Municipal de Qualidade – princípios de gestão estratégica para secretários e equipes; BNCC na prática da gestão escolar e pedagógica.