Elenjusse da Silva Soares é a Educadora do Ano na 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10!

Com seu projeto ‘Ler Conecta’, a educadora transformou a comunidade escolar em Canaã dos Carajás, Pará, após a pandemia, fortalecendo os laços entre professores, alunos e famílias. Envolvendo e mobilizando professores, estudantes de famílias no resgate do vínculo de todos com a escola, a equipe se conectou com rodas de leitura virtuais, bibliotecas virtuais, clubes de leitura, sessões de cinema e diários escolares, transformando a educação e aproximando a comunidade escolar.
A diretora escolar já tinha sido anunciada na cerimônia de premiação como a primeira classificada no ranking do eixo inovação e tecnologia, no momento alto da noite, celebrada no Teatro B32, ela venceu o prêmio máximo do evento. “Gratidão aos meus colegas de trabalho, alunos, pais e responsáveis e poder público, pois juntos realizamos um feito incrível pela educação. Engajamos meninos e meninas na leitura, resgatamos o amor pelo aprender e o compromisso de estarem na escola. O projeto continua em andamento e desperta o interesse de muitos gestores de todo o país”, disse Elenjusse.
Como resultado, a gestora escolar da rede municipal de Canaã dos Carajás conquistou uma bolsa integral de pós-graduação, R$ 25 mil, acesso gratuito à plataforma Profs por 24 meses e uma doação de R$ 25 mil em produtos e serviços à Escola Benedita Torres.
O projeto de Elenjusse é inovador pois, diante do cenário adverso do pós-pandemia, a equipe pedagógica pensou em ações para assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na escola por meio da leitura. Os momentos de rodas de leitura virtual ajudaram os alunos que estavam desmotivados e a interação de crianças e adolescentes com escritores importantes proporcionaram oportunidades enriquecedoras de aprendizagem.