Logotipo Created with Sketch.

Patrícia Barreto recebe a homenagem da Votação Popular #EsseProjetoé10

Professora de Língua Portuguesa do IFRN, Patrícia buscou forma inovadora de trabalhar o gênero artigo de opinião com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio.

 (Renato Pizzutto/FVC)

Votação popular #Esseprojetoé10

A edição 2019 do Prêmio Educador Nota 10 abriu, mais uma vez, espaço para que o público também pudesse participar. No site do Prêmio, era possível assistir a vídeos sobre os dez projetos concorrentes e eleger o de maior impacto. Pela primeira vez na história do PEN10, os vídeos dos trabalhos premiados são acessíveis, com audiodescrição, janela de Libras e legendas. Um marco muito importante para o prêmio, que tem relevância nacional.

Patrícia Barreto, de Nova Cruz (RN), foi quem conquistou os internautas com a iniciativa Argument(ação): protagonismo juvenil”. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Patrícia buscou uma forma inovadora de trabalhar o gênero artigo de opinião com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Por meio de um jogo, o Argument(ação), as turmas aprenderam diferentes tipos de argumentos e pensaram em soluções para os problemas sociais que eles mesmos haviam apontado. Também foram lidos e analisados artigos de opinião escritos por estudantes para a Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016. Terminada a produção escrita, os alunos prepararam um podcast para divulgar suas ideias e evidenciar o protagonismo juvenil. “Estou muito emocionada com esse reconhecimento. A gente transforma vidas e faz sonhos virarem realidades. É por essa educação inovadora e de qualidade que temos que lutar em todo o país”, disse.