Logotipo Created with Sketch.

Luana Viegas de Pinho Portilio

Confira aqui mais informações sobre o trabalho.

Educadora Nota 10

2017

Olhar os passarinhos e ser protagonista do conhecimento

A turma da professora Luana não perde a chance de observar as aves no entorno da escola. E ficou craque nos processos de investigação científica

Educador Nota 10: Luana Viegas de Pinho Portilio
Escola Colibri
Embu das Artes, SP
Ciências
1º ano / Fundamental I

Projeto: Conhecendo as Aves do Entorno
Número de alunos: 40
Duração do trabalho: 3 meses

Resumo do projeto:
Os alunos do 1º ano de Luana aprenderam na prática os comportamentos de um observador de aves. Tiveram como desafio, neste estudo, investigar o entorno da escola para conhecer e identificar quais as aves que visitavam o local. Além de ler textos e assistir a documentários e programas de reportagem, eles anotaram e desenharam em um livro de observações as características, as cores, os tamanhos e os tipos de bico das aves encontradas. Muitas crianças comprovaram nesses registros coisas pesquisadas nos textos, como o comportamento das aves, a construção de ninhos e sua alimentação. Ao propor situações de aprendizagem com questões desafiadoras e possíveis de serem respondidas pela observação da natureza, a professora desenvolveu a cultura científica em seus alunos, o que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo.

Por que o trabalho foi premiado?
“O projeto revela o compromisso da professora com o desenvolvimento da cultura científica em seus alunos, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da Ciência. Luana despertou o interesse das crianças pelo mundo natural por meio da formulação de perguntas que aguçaram a curiosidade, a imaginação e a busca de respostas em fontes diversas sobre o objeto de estudo: as aves. Os procedimentos de investigação e pesquisa contribuíram para a ampliação de conhecimentos, para refletir, interpretar e compreender mais e melhor o tema estudado. A professora ofereceu bons recursos para a investigação do entorno, possibilitando observar, questionar, acessar e selecionar conhecimento com curiosidade, pensamento científico e criticidade. Explorou diferentes linguagens como forma de comunicação e circulação de ideias e informações.   Ampliou as formas de observação com instrumentos (lupa, máquina fotográfica, binóculo) e de coleta de dados, ensinando diversos tipos de registro para futura comparação e pesquisa.”
Luciana Hubner, Diretora pedagógica da SOMOS (Colégio Anglo21), coordenadora e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10