Logotipo Created with Sketch.

Denise Rodrigues de Oliveira

Confira aqui mais informações sobre o trabalho.

Educadora Nota 10

2017

 (Marcelo Curia/Nova Escola)

A incrível creche sem berços

Com espaços repensados e objetos desafiadores, Denise estimula nos pequenos a autonomia e a descoberta.

Educador Nota 10: Denise Rodrigues de Oliveira
EMEI Floresta Encantada
Novo Hamburgo, RS
Educação Infantil
Creche

Projeto: Promovendo a autonomia por meio do espaço
Número de alunos da turma: 10
Duração do trabalho: 6 meses

Resumo do projeto:
Confiando na potência das crianças, Denise reorganizou o berçário para dar a elas novas possibilidades de exploração, com menos interferência dos adultos. Ela idealizou e construiu materiais, brinquedos e objetos desafiadores e adequados às suas descobertas. Além disso, tomou a decisão de tirar os berços da sala, rompendo com o modo estereotipado e tradicional de administrar a hora do sono nas creches. Assim, os bebês podiam adormecer e acordar no seu tempo, movimentar-se ao despertar sem depender das professoras, interagir com os amigos e com o ambiente.

Por que o trabalho foi premiado?
“Denise é uma profissional sensível, tem olhar de especialista e se apropriou das especificidades do que é ser uma educadora de bebês. Este vinha sendo um aspecto raro de encontrar nos projetos desenvolvidos com crianças de 0 a 3 anos. A professora tem coragem de propor e executar mudanças. Ela pôs a mão na massa, modificou o ambiente, criou materiais e brinquedos, conferiu identidade ao lugar de convivência das crianças. O projeto é simples, mas sua força se revela na escuta sensível das necessidades dos bebês. Denise é curiosa, interessada e estudiosa, e reconhece as referências que fundamentam seu trabalho. Tem, por exemplo, conhecimento da abordagem Pikler, mas organizou um espaço que integra elementos não apenas desta proposta. Isso confere valor ao projeto.”
Paula Zurawski é professora dos cursos de Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10